segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Estudo dirigido para o Teste Global de Biologia - 1 ano do E.M

ESTUDO DIRIGIDO - NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO NA BIOLOGIA, COMPOSIÇÃO INORGÂNICA DOS SERES VIVOS E COMPOSIÇÃO ORGÂNICA (CARBOIDRATOS)
- PARA O 1 ANO DO ENSINO MÉDIO-

Com base na figura abaixo e conceitos correlatos, responda as questões de 01 a 05

Questão 01- Dos níveis vistos acima defina:



(a) Organóide

(b) Célula

(c) Tecido

(d) órgão

(e)Sistema

(f)População

(g)Comunidade

(h)Ecossistema

(i) Biosfera



Questão 02- Quais são os níveis focados nos estudos microscópicos da biologia? Quais são os de estudos macroscópicos?


Questão 03- Pode-se dizer que população e espécies são sinônimos? Justifique sua resposta com base em conceitos da biologia.


Questão 04- Todo o planeta Terra pode ser considerado um sinônimo de biosfera? Justifique sua resposta com base no conceito de biosfera.


Questão 05- Qual (is) o(s) nível(is) de organização que melhor definem as figuras abaixo? Justifique sua resposta com base nos conceitos do assunto e elementos da figura. (clique nas imagens para amplia-las se, assim, o desejar).
























Questão 06- Biomas são um conjunto de ecossistemas situados em latidudes semelhantes no planeta Terra. Pesquise um conjunto de ecossistemas na Terra que juntos constituem um tipo de Bioma.



Questão 07-"Os seres vivos são fenômenos naturais que não podem ser definidos por uma ou poucas características mas por um conjunto complexo de fatores".


Defina 8 características que em conjunto podem definir um ser vivo. (pesquise no capítulo 01 do seu livro).


Questão 08- Um vírus, apesar de ser o único ser acelulado, pode ser considerado vida. Por que tal afirmação está correta segundo preceitos biológicos?






Questão 09- Por que razão a célula é considerada a unidade fundamental da vida?



Questão 10- Considerando a figura abaixo responda;




Coagulação Sanguínea






A qual(is) característica (s) da vida a figura acima evidencia. Justifique sua resposta com base em conceitos biológicos.


Questão 11- Como se diferenciam substâncias inorgânicas de substâncias orgânicas que formam os seres vivos? Dê 5 exemplos de cada uma desta categorias bioquímicas.



Questão 12- Com base na figura abaixo responda;



a) Como se denomina a ligação ou força que une as moléculas de água? Qual a razão para que estas moléculas estabeleção este tipo de interação?

b) Que propriedades a água adquire com as interações citadas no item anterior e que são importantes aos seres vivos?

c) Cite e descreva 5 propriedades da água que a tornam essencial para a vida.

Questão 13- Quando se afirma que a água é um "solvente universal", tal fato se aplica a todos os sistemas naturais que interagem com a água? Qual é a razão para que a água seja de fato um solvente universal nos seres vivos? Qual é a interação entre o conceito de metabolismo e a água como um solvente universal biológico?

Questão 14- Estabeleça e descreva 3 fatores que fazem a água variar em quantidade entre entidades vivas distintas.

Questão 15- Como os sais minerais são classificados nos seres vivos em relação a solubilidade destas entidades químicas e sua disposição no organismo? Quais são as características bioquímicas de cada uma destas classificações?

Questão 16- Dê exemplo de 4 situações onde se observam os sais insolúveis ou imobilizados.

Questão 17- Cite 6 exemplos de sais mobilizados (ou soluvéis, ou ionizáveis) e suas respectivas funções no metabolismo.

Questão 18- Associe um sal a cada uma das funções metabólicas vistas abaixo;

a) Transporte de oxigênio e gás carbônico na corrente sanguínea

b) Contração muscular

c) Condução do impulso nervoso

d) Controle de entrada e saída de água nas células (osmose)

e) Fotossíntese

f) Formação de moléculas energéticas (ATP)

g) Proteção antioxidante (contra radicais livres)

h) Coagulação sanguínea

Questão 19- "Os seres vivos são formados por polímeros orgânicos complexos sendo que cada forma de vida sintetiza seus polímeros de acordo com suas características próprias e codificação genética. No entanto as peças que formam tais polímeros (monômeros) são universais e, portanto, comuns a todos os seres bióticos."

Como ocorre a relação entre os seres vivos para obter tais monômeros e sintetizar os seus polímeros próprios.

Questão 20- Com base na questão anterior, cite exemplos de polímeros e respectivos monômeros que compõe os seres vivos.

Questão 21- Descreva 2 funções essenciais dos açúcares ou carboidratos nos seres vivos.

Questão 22- Por que se afirma que os carboidratos são a fonte primária de energia dos seres vivos em geral?

Questão 23- De acordo com a estrutura monomérica, oligomérica e polimérica; como são classificados os carboidratos? Dê 3 exemplos (no mínimo) de cada uma destas categorias de açúcares.

Questão 24- Quais são e qual é a importância primordial das pentoses na formação de componentes nos seres vivos? Qual é a diferença química entre os monossacarídeos pentoses e hexoses?

Questão 25- Qual é o carboidrato de reserva dos animais e das plantas? Como são classificados tais carboidratos?

Questão 26- Os diabéticos devem ter uma severa restrição no consumo de monossacarídeos e dissacarídeos. Qual é o fator fisiológico deficiente nestes pacientes? Como deve ocorrer o suprimento dietético nestes indivíduos para que não falte açúcar no seu organismo?

Questão 27- Qual é o polissacarídeo que forma a parede celular em plantas? Por que razão os humanos não conseguem digerir e aproveitar diretamente estes carboidratos em sua nutrição? Qual é o papel fisiológico destes açúcares para a manutenção da saúde em nossa espécie?

3 comentários:

Anônimo disse...

cade o gabarito

Anônimo disse...

PRECISO MUITO DESSE GABARITO

Rejane disse...

Cadê o gabarito???