quarta-feira, 30 de abril de 2008

Pteridófitas: o domínio botânico no continente- Aula do 2º ano do E.M.


Perseverantes estudantes que querem mais;

Como sabemos de sua inesgotável vontade de aprender, vai agora uma aula sobre Pteridófitas. Mais uma vez os créditos desta aula, feita e cedida pelo professor Felipe.

Ótimos estudos

Equipe de biologia




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http://www.4shared.com/file/45953659/7af4e22d/estudando_as_pteridofitas.html

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Pteridófitas
As pteridófitas são um grupo de vegetais vasculares divididos em raiz, caule e folhas. Foram provavelmente o primeiro grupo vegetal vascularizado. Suas características permitiram-lhes atingir maiores dimensões do que qualquer outra planta terrestre existente até então, transformando-as nas primeiras plantas a abandonar por completo o meio aquático. Entretanto, ainda necessitam de água para a reprodução. Incluem samambaias, cavalinhas, entre outras (a Ginkgo biloba não se inclui mais no filo, mas é uma criptógama vascular).

Briófitas: As primeiras plantas terrestres: aula


Dedicados alunos;

Segue a aula sobre briófitas gentilmente preparada e cedida pelo professor Felipe (coordenador da cadeira de Biologia do C.E.Sigma).
Viu!!! Você estava um pouco entediado no feriado? Seus problemas acabaram! Mais uma aulinha de botânica ao seu bel prazer.
Abraços
Equipe de biologia






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http://www.4shared.com/file/45949556/bad08831/Estudando_as_brifitas.html





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Briófitas





As briófitas compreendem os vegetais terrestres morfologicamente mais simples, possuindo clorifilas a e b. Conhecidas popularmente como "musgos" (filo Bryophyta) , "antoceros" (filo Anthocerophyta) ou "hepáticas" (filo Hepatophyta), ocupam caracteristicamente ambientes úmidos (adaptação à falta de vasos condutores), por serem dependentes da água para a fecundação, no deslocamento de anterozóides flagelados até a oosfera. Algumas porém, são resistentes à falta de água, podendo o gametófito sobreviver por meses de sêca (por exemplo, nos desertos). Assim como os liquens, são colonizadoras de rochas e também sensíveis à poluição, funcionando como bio-indicadoras.
Atualmente, considera-se que as briófitas representam um grupo de transição entre as algas verde (carófitas) e as plantas vasculares; tais algas apresentam, como as plantas, cloroplastos com grana bem desenvolvidos e células móveis assimétricas, com flagelos laterais; além disso, na ordem Coleochaetales, os zigotos ficam retidos dentro do talo parental e, ao menos uma espécie, apresenta células de transferência, como as plantas. As briófitas se distinguem das carófitas, por algumas características como: presença de gametângios masculino e feminino (anterídio e arquegônio) e esporângios revestidos por uma camada protetora de células estéreis, embrião desenvolvendo-se no interior do arquegônio e esporos contendo esporopolenina, entre outras.
As briófitas apresentam alternância de gerações entre gametófto ramificado fotossintetizante (independente) e esporófito não ramificado (dependente, ao menos em parte, do gametófito). O espórófito (2n), resultante da união de dois gametas (n), origina, após ocorrência de meiose (R!) no tecido esporógeno, esporos haplóides (n). Esses, por sua vez, ao serem liberados das cápsulas e encontrarem substrato adequado, germinam, originando novos gametófitos (n).

sábado, 26 de abril de 2008

Cantinho Genético do Professor Felipe: gabaritos dos capítulos 02 e 04 de genética

Olá Alunos do 3º ano do E.M,


Estou disponibilizando os gabaritos dos caps 2 e 4 do livro de Genética para vocês. Oportunamente, apresentarei mais contribuições.


Um grande abraço
Prof. Felipe





Gabarito das questões objetivas do capítulo 2



1D
2C
3A
4E
5E
6B
7C
8B
9D
10D
11D
12B
13C
14C

Gabarito das questões objetivas do capítulo 4

1D
2E
3D
4D
5B
6E
7A
8E
9D
10D
11B
12A
13A
14B
15C
16B
17B
18E
19B
20D
21C
22E
23B
24C
25B
26B
27A

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Estudo Dirigido para o 1º ano do E.M: Proteínas

Estudo Dirigido para o 1º ano do E.M: Proteínas.
Obs - matéria do teste do 1º período = cap. 02 - proteínas)
Questão 01 - Transcreva a estrutura e denomine a unidade monomérica formadora das proteínas. Como se denominam os grupos químicos que permitem as ligações entre tais monômeros? Descreva como ocorre a ligação peptídica que uni tais unidades moleculares na formação de proteínas.
Questão 02- Quais são as principais funções das proteínas nos organismos vivos? Cite exemplos de proteínas em cada função citada.
Questão 03- Qual é o papel das enzimas no processo de transformação química no organismo? Como as definições químicas de energia de ativação e barreira energética entre reagentes e produtos são inseridos na teoria sobre ação enzimática?
Questão 04- Qual é a natureza química das enzimas? Qual é a estrutura tridimensional de tal substância química que se espera em uma enzima funcional? Justifique sua resposta para a questão anterior usando o princípio de desnaturação como base de argumentação.
Questão 05- Um polipeptídeo com 5 aminoácidos terá quantas ligações peptídicas? E se uma proteína contém 232 aminoácidos, quantas ligações peptídicas existirão? Quantas moléculas de água foram liberadas para formar o poliptídeo e a proteína citadas nesta questão?
Questão 06- O que é desnaturação protéica? Quais são os fatores que levam a tal fenômeno? Quais são as consequências e prejuízos metabólicos verificados após a desnaturação de proteínas ativas? No processo de cozimento, por que a desnuturação protéica é interessante ao processo de digestão do alimento?
Questão 07- Transcreva gráficos de temperatura X atividade enzimátia e de pH x atividade enzimática. Explique o que é temperatura ótima e pH ótimo no processo de ação enzimática. Qual a razão para que a atividade enzimática decline quando não esta na temperatura e pH ótimos?
Questão 08- Pesquise em seu livro e critique esta sentença: "Todas as enzimas dos seres humanos tem como pH ótimo valores neutros (entre 6,92 e 7,18)
Questão 09- Pesquise em seu livro e critique esta sentança: "Todas as enzimas dos seres vivos funcionam na mesma temperatura ótima". Argumente usando exemplos como o de animais ectotermas e homeotermas; bactérias que vivem próximos a saídas vulcânicas; fungos que vivem no ártico etc.
Questão 10- Qual é a importância do controle de temperatura e pH (nível de acidez) no corpo de animais, para a manutenção do metabolismo? Argumente sob os princípios de ação e manutenção dos processos enzimáticos.
Questão 11- "Para cada substrato (reagente ou conjunto reacional) age um único tipo de enzima". Qual a razão bioquímica que confere verdade a sentença acima? Argumente usando o princípio de sítio ativo e modelo da chave-fechadura vista em enzimas.
Questão 12- Quais são os substratos (reagentes) nos quais agem as enzimas abaixo descritas;
(a) Amilase
(b) Lipase
(c) Nuclease
(d) Maltase
(e) Lactase
(f) Peroxidases
Questão 13- Quais são as proteínas responsáveis pela defesa imunológica. Qual é o papel das vacinas na produção de tais proteínas? Soros e vacinas são termos sinônimos? Justifique sua resposta a última questão.

Questão 14- "Amamente: o leite materno representa as primeiras vacinas para seu bebê". Critique esta sentença sob o ponto de vista das teorias de imunologia e proteínas.

Questão 15 - De acordo com as teorias de imunologia e proteína, é correto afirmar que para cada antígeno existe um anticorpo específico? Qual a razão para tal especificidade? Defina anticorpo e antígeno.

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Estudo Dirigido para o 2º ano do E.M: Protistas, fungos, algas e ciclos reprodutivos.

Estudo Dirigido para o 2º ano do E.M: Protistas, fungos, algas e ciclos reprodutivos.
Obs - matéria do teste do 2º período = cap. 18, 19, 20, 21 e das páginas 183 a 186)
Questão 01- Quais são as principais características dos protistas que os diferem:
(a) Do Reino Monera
(b) Do Reino Fungi
(c) Do Reino Plantae
(d) Do Reino animaliae
Questão 02- Como são classificados os protistas de acordo com
(a) Tipo de locomoção
(b) Tipo de nutrição (Frisar os tipos de heterotrófos)
Questão 03- Descreva 2 importâncias ecológicas das algas unicelulares eucariotas (Reino Protista).
Questão 04- Como ocorre a captação de alimentos e digestão dos protozoários;
(a) Rizópodes - amebas
(b) Ciliados Paramécios
(c) Esporozoários - Plasmodium
Questão 05- Qual é a função do vacúolo contrátil nos protozoários? Este organóide é observado em protozoários de água doce? Justifique sua resposta para a última questão.
Questão 06- O termo "ALGA" se aplica a uma categoria não taxônomica dos seres vivos. Defina o termo alga sob a óptica biológica. Em que Reinos observam-se algas? Dê exemplos de algas de cada Reino citados na questão anterior.
Questão 07 - Todas as algas tem parede celular? Justifique sua resposta com exemplos.
Questão 08- "O fato de Rodophiceas e Feofíceas terem cores vermelha e parda (amarronzada) denotam que tais seres não tem clorofila (pigmento verde) e portanto, realizam fotossíntese por outros meios que não por metabolismo clorofilado." Critique tal afirmação com base na ciência biológica?
Questão 09- Pesquise em seu livro o número de espécie de cada tipo de alga pluricelular? Quais são as mais diversificadas? Quais são usadas na alimentação humana? Cite exemplos de utilização das algas pelo ser humano.
Questão 10- Qual o padrão de algas pluricelulares que deram origem as plantas terrestres? Cite 2 argumentos que reforçam a origem das plantas terrestres nas algas respondidas na primeira questão?
Questão 11- Esquematize os ciclos sexuados de reprodução;
(a) Ciclo haplonte
(b) Ciclo diplonte
(c) Ciclo Haplodiplobionte
Questão 12- Qual é o papel da meiose no ciclo diplonte? Qual é o papel da meiose no ciclo haplodiplobionte? Qual é o papel da meiose no ciclo haplonte?
Questão 13 - Qual é a razão para indivíduos 2n serem chamados de esporófitos e indivíduos ou estruturas n serem chamadas de gametófitos nos elementos vitais do ciclo haplodiplobionte?
Questão 14- Por que razão nem todo ciclo haplodiplobionte pode ser chamado de metagênico ou de alternância de geração?
Questão 15- Descreva agente causador, modo de transmissão, sintomas, tratamento, prevenção e particularidades do ciclo das doenças causadas por protozoários como;
(a) Malária
(b) Doenças de Chagas
(c) Tricomoníase
(d) Amebíase
(e) Balantidíase
(e) Giardíase
(e) Doença do sono
(f) Leishmaniose
Questão 16 - Quais são as principais características dos integrantes do Reino Fungi? O que os diferencia dos outros Reinos taxonômicos?
Questão 17- Como é a estrutura geral dos fungos? Defina hifas e micélios como padrões de formação de fungos?
Questão 18- Qual é a característica semelhante entre fungos e algas pluricelulares? (Dica - Formação de tecidos)
Questão 19- O que são micélios de reprodução (corpos de frutificação)? Em quais classes fúngicas existem tais micélios e em quais não não existem?
Questão 20- O que é micélio de sustentação? O que é micélio de nutrição/absorção ou corpo vegetativo?
Questão 21- Cite 4 importâncias ecológicas e econômicas dos fungos.
Questão 22- Descreva 2 associações mutualísticas dos fungos com outros seres vivos? Qual é a importância ecológica ou ambiental de tais associações?
Questão 23- Como ocorre a reprodução assexuada e sexuada dos fungos?
Questão 24- Quais são as classes fúngicas? Descreva as principais características de cada grupo? Cite exemplos de cada classe.
Questão 25 - Quais é o principal grupo fúngico causador de parasitoses (principalmente ectoparasitoses)? Cite exemplos destas doenças em humanos.

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Reino Vegetal: aula para o 2º ano do E.M


O Reino Plantae, Metaphyta ou Vegetal é um dos principais grupos em que se divide a vida na Terra (com cerca de 400.000 espécies conhecidas, incluindo uma grande variedade: ervas, árvores, arbustos, plantas microscópicas, etc). São, em geral, organismos autotróficos cujas células incluem um ou mais organelos especializados na produção de material orgânico a partir de material inorgânico e da energia solar: os cloroplastos.


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sexta-feira, 18 de abril de 2008

Núcleo Celular: estrutura e fases de constituição- Aula do 1ºano do EM


O núcleo celular, descoberto em 1833 pelo pesquisador escocês Robert Brown, é uma estrutura presente nas células eucariontes, que contém o ADN (ou DNA) da célula. É delimitado pelo envoltório nuclear, e se comunica com o citoplasma através dos poros nucleares. O núcleo possui duas funções básicas: regular as reações químicas que ocorrem dentro da célula, e armazenar as informações genéticas da célula. O seu diâmetro pode variar de 11 a 22.25 μm.
Além do material genético, o núcleo também possui algumas proteínas com a função de regular a
expressão gênica, que envolve processos complexos de transcrição, pré-processamento do mRNA (RNA mensageiro), e o transporte do mRNA formado para o citoplasma. Dentro do núcleo ainda podemos encontrar uma estrutura denominada nucléolo, que é responsável pela produção de sub-unidades dos ribossomos



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segunda-feira, 14 de abril de 2008

Fungos: Aula do 2º ano do E.M


Link para download da aula de fungos;


Durante muito tempo, os fungos foram considerados como vegetais e, somente a partir de 1969, passaram a ser classificados em um reino à parte.
Os fungos apresentam um conjunto de características próprias que permitem sua diferenciação das plantas: não sintetizam clorofila, não tem celulose na sue parede celular, exceto alguns fungos aquáticos e não armazenam amido como substância de reserva.
A presença de substâncias quitinosas na parede da maior parte das espécies fúngicas e a sua capacidade de depositar glicogênio os assemelham às células animais.
Os fungos são seres vivos eucarióticos, com um só núcleo, como as leveduras, ou multinucleados, como se observa entre os fungos filamentosos ou bolores.Seu citoplasma contém mitocôndrias e retículo endoplasmático rugoso.
São heterotróficos e nutrem-se de matéria orgânica morta - fungos saprofíticos, ou viva—fungos parasitários.
Suas células possuem vida independente e não se reúnem para formar tecidos verdadeiros.
Os componentes principais da parede celular são hexoses e hexoaminas, que formam mananas, ducanas e galactanas. Alguns fungos têm parede rica em quitina (N-acetil glicosamina), outros possuem complexos polissacarídios e proteínas, com predominância de cisteína.

Técnicas de Estudo e de Realização de Provas: Aprender a aprender


Vários alunos nos tem procurado com dúvidas com o seguinte teor: como estudar? Como realizar uma prova e melhorar meu rendimento?

Parecem perguntas bobas, mas NÃO são. Aprender a aprender é uma das maiores competências a serem aprendidas por um aluno do ensino fundamental e médio. Segue o link com um conjunto de técnicas e visões para que você se torne um grande profissional nos seus estudos.

Ótimo TRABALHO!


http://professoraugustomw.blogspot.com/search/label/T%C3%A9cnica%20de%20estudo

terça-feira, 8 de abril de 2008

Biologia Molecular (Replicação, transcrição e tradução): 1º ano do E.M


Dando prosseguimento as nossas aulas sobre ácidos nucléicos e genética molecular, segue uma aulinha bem resumida para seus estudos.



Grande abraço



Equipe de Biologia







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Ciclos e tipos de Reprodução: Aula (2º ano do E.M)



Considero uma das mais importantes aulas do 2º ano do E.M já que é um tema que, rotineiramente, será abordado em todas os taxons de seres vivos e em matérias mais específicas como embriologia e sexualidade humana.
Ótimos estudos


Equipe de Biologia


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segunda-feira, 7 de abril de 2008

Algas: Aula (2º ano do E.M)


Complementando a aula sobre Monera, Protistas e o início do Reino Plantae, segue a aula que mostra os seres que podem ser enquadrados nestes 3 Reinos: as algas,














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Segue um vídeo para auxiliar na revisão sobre algas (mais um produzido por alunos de biologia no ensino médio)