quinta-feira, 22 de maio de 2008

Cantinho Genético do Professor Felipe: gabaritos dos capítulo 03 de genética


Alunos do 3º ano do E. Médio;

A seguir, o gabarito do capítulo 03 envolvendo assuntos correlatos a genética.

Bons estudos

Prof. Felipe


quarta-feira, 21 de maio de 2008

Cantinho Genético do Professor Felipe: gabaritos dos capítulos 05 e 06 de genética

Caros alunos do 3º ano do Ensino Médio;


Abaixo, seguem os gabaritos de genética do capítulo 05 e 06.

Grande abraço e ótimos estudos

Prof. Felipe


sexta-feira, 16 de maio de 2008

DNA RNA e síntese protéica: Estudo dirigido para o 1º ano do E.M

DNA RNA e síntese protéica: Estudo dirigido para o 1º ano do E.M

Questão 01 - O que é e quais são as funções primordiais dos ácidos nucléicos? Quais são os dois tipos principais de ácidos nucléicos?

Questão 02- Quais são as principais diferenças entre o DNA e RNA em relação a estrutura, composição e funções nos processos de expressão genética. (Use a figura abaixo para responder a questão).


Questão 03- Qual é a unidade monomérica (formadora) do DNA e do RNA? O esquema genérico desta unidade é vista abaixo. Quando se forma o polímero nucléico - DNA- qual é a função de cada parte na estrutura desta macromolécula genética.



Questão 04- Analisando a figura a seguir, o que é um cromossomo? O que difere um cromossomo de uma cromatina?



Questão 05- Na molécula de DNA abaixo, qual é a percentagem em relação ao número total de nucleotídeos expressos de;


* Timina

* Guanina

* Adenina

* Citosina


A partir destas porcentagens pode-se inferir sobre o tipo de combinação que existe entre as bases nitrogenadas na formação da molécula do DNA? Justifique sua resposta.

Questão 06- Como se denomina o processo no qual o DNA (gene) sintetiza o RNA? Como se denomina o processo de sequenciamento de aminoácidos e síntese protéica feita a partir dos códons transcritos no RNA? Em que local da célula tais processos ocorrem?






Questão 07- Quais são os tipos de RNA? Onde estes são produzidos? Qual é a utilidade de cada tipo de RNA durante o processo de tradução (síntese protéica)?


Questão 08-A partir das moléculas de DNA abaixo responda;


TAC CCC GCG CCG TTT CGC AAT TGC CCC GGG AAA TTA ATA
ATG GGGCGC GGC AAA GCG TTA ACG GGGCCC TTT AAT TAT




TAC GGG TGC CGC AAT TTA CCG ACG AGC CCA CCA GGA GGG
ATG CCC ACG GCG TTA AAT GGC TGC TCG GGT GGT CCT CCC





TAC GGC GGA TAG GCC GGC GAT TAT TTT GGC CGC CCC TCA
ATG CCG CCT ATC CGG CCG CTA ATA AAA CCG GCG GGGAGT


a) Transcreva as fitas moldes de confecção do RNA. O que estas tem sempre em comum?

b) Trascreva o RNA trasncrito para cada uma das moléculas de RNA.

c) Com base na tabela de códons vista abaixo, qual é a sequência de aminoácidos derivada de cada RNA vistos na letra B, durante o processo de tradução. Em que região e organóide da célula ocorre tal processo?




Questão 09- Um dos processos essenciais no desenvolvimento e divisão celular é o fenômeno denominada replicação ou duplicação do DNA que precede as divisões celulares.




Pergunta-se

a) Por que razão este processo é essencial para que ocorra a divisão celular

b) Tal replicação é classificada como semi-conservativa. Qual é a razão para este processor ser assim classificado?

c) Qual é a aparelhagem enzimática que promove tal processo? Em que região da célula eucariótica ocorre tal fenômeno?


Questão 10- Analisando a célula abaixo, produza um texto que resuma os processos de replicação e tradução como situações principais da expressão genética. Quais são as principais partes do núcleo celular? Quais são as principais estratégias para a proteção do DNA e do código genético?

PS- Não esqueça que o conteúdo sobre proteínas será cobrada na prova do 2º período, ver:

http://biosigma.blogspot.com/2008/04/questo-01-transcreva-estrutura-e.html

Estudo Dirigido para o 2º ano do E.M: Plantas terrestres, briófitas e pteridófitas

Estudo Dirigido para o 2º ano do E.M: Plantas terrestres, briófitas e pteridófitas



Questão 01- Qual é a diferença entre agente etiológico e agente transmissor (ou vetor) de uma doença de contágio indireto? Da figura abaixo, qual é a doença, agente etiológico e agente transmissor?








Questão 02- Faça uma tabela contendo em cada coluna: nome da doença, agente etiológico, agente transmissor, principais sintomas das patologias causadas por vírus, bactérias e protozoários.


Questão 03- Quais são as unidades formadoras dos fungos? Como estas são classificadas? Que tipo de unidade são encontrada em cada grupo fungico (Ficomiceto, ascomiceto, basidiomiceto e deuteromiceto)
Questão 04- De acordo com o esquema abaixo responda;



Como se denomina cada micélio especializado visto acima? Qual é a função básica de cada uma destas estruturas?


Questão 05- "Um fungo se fixa e cresce na terra em solos que podem variar do árido(rico em areia) ao humífero (rico em matéria orgânica). A partir de algum ponto do seu desenvolvimento inicia processos de produção do seu alimento através do metabolismo autótrofo". Critique esta sentença com base em argumentos da micologia (ciência de estudo dos fungos).


Questão 06- Como ocorre as reproduções sexuadas e assexuadas de um fungo? Quais são os tipos fúngicos que não realizam reprodução assexuadas?
Questão 07- Um rapaz chegou em casa após uma festa e, com muita fome, pegou em um pão com bolor na superfície. O rapaz, afim de saciar suas necessidades, retirou o bolor da parte superior e comeu o pão. No dia seguinte, uma forte dor de estômago e erupções cutãneas surgiram no pobre rapaz. O diagnóstico médico detectou contaminação fúngica. Por que razão a retirada do bolor da superfície do pão não foi suficiente para evitar a patologia descrita?
Questão 08- Qual são as características básica que diferem os fungos dos Reinos monera, protista, plantae e animaliae?
Questão 09- Descreva 5 nichos fúngicos que possuem importância ecológica e/ou econômica?
Questão 10- Qual é o papel da meiose, mitose e diferenciação celular nos ciclos reprodutivos;




a) Haplonte


b) Diplonte


c) Haplodiplobionte


Questão 11- Importantes estruturas foram surgindo ao longo da evolução vegetal durante a invasão do ambiente terrestre. Descreva 5 estruturas que permitiram as plantas invadirem o ambiente terrestre. Em que grupo vegetal, cada estrutura citada surgiu? De que maneira tais estruturas foram importantes ao domínio do ambiente terrestre?



Questão 12- Considerando a figura abaixo de um indíviduo vegetal;



a) A que grupo vegetal pertence.

b) É correto afirmar, de acordo com as divisões anatômicas citadas, ser um planta que desenvolveu órgãos? Justifique sua resposta.

c) Qual é a geração a que pertence este indivíduo? Esta geração é a duradoura ou transitória?

d) Cite 3 importâncias ecológica e/comerciais de tais plantas.


Questão 13- Com relação as estruturas descritas abaixo, responda;




a) Quantas plantas há no desenho? Denomine a(s) planta(s) de acordo com a classificação em gerações.

b) Como se denomina o ciclo reprodutivo nestes seres? Pode-se afirmar que tais plantas realizam metagênese ou alternância de gerações? Justifique sua última resposta.

c) Como se denomina a região com cápsula e caliptra descrita no desenho? Qual é a função de tal estrutura? O que ocorre nesta estrutura e que tipo de divisão celular esta associada ao fenômeno? Qual é a condição ambiental necessária a abertura do óperculo (caliptra) para dar prosseguimento ao processo reprodutivo?

Questão 15 - A estrutura abaixo expressa um corte microscópico do talo de uma briófita, sobre este, pergunta-se;






a) Como característica das briófitas, nota-se não haver vasos condutores (xilema e floema). Como ocorre o transporte de substâncias nestes seres? Como a ausência dos vasos condutores condiciona o tamanho de tais vegetais?



b) Por que não é possível encontrar briófitas com um grande tamanho no ambiente terrestre?



c) Qual é o único tipo de tecido encontrado nas briófitas? Qual é a principal função deste tecido em relação a adaptação ao meio terrestre?


d) "A maior parte do corpo de uma briófita possui a estrutura em talo semelhante a das algas". Esta afirmação esta correta? Justifique sua resposta.



Questão 16- Ao se presenciar o ciclo reprodutivo de um musgo (modelo das briófitas), pode-se estipular o esquema visto abaixo. Sobre este responda.





a) Em que região cresce os esporófitos das briófitas? Como se explica a sobrevivência de tal planta (geração 2n) se esta é aclorofilada?

b) Em que fases ocorre meiose e mitose neste ciclo? E diferenciação celular? Qual é o principal papel deste último fenômeno citológico no ciclo das briófitas?

c) "Apesar de derivados da meiose, os esporos dos ciclos haplodiplobiontes não tem função de fecundação". Esta afirmação esta correta? Justifique sua resposta.

d) Em que momentos da reprodução de musgos, a água é importante (ou essencial) para que os processos ocorram?

e) Como se denominam os locais de produção e células produzidas na geração de:

* Gametas
* Esporos

f) Em que momento pode-se afirmar que há uma proliferação sexuada e uma assexuada no ciclo haplodiplobionte de briófitas?

Questão 17 - Descreva 4 fatores evolutivos que foram agregados as pteridófitas e que representaram um melhor domínio do ambiente terrestre em relação as briófitas.


Questão 18 - No ciclo haplodiplobionte das plantas, há um indíviduo esporófito (2n) e um indíviduo ou estrutura gametófito(n). Qual é a diferença fundamental verificada neste ciclo reprodutivo ao se comparar;

a) Pteridófitas com briófitas

b) Fanerógamas e criptógamas.

Questão 19 - A partir do esquema do ciclo reprodutivo das pteridófitas visto abaixo responda;




a) Como se denomina a(s) célula(s) reprodutiva(s) originada do gametófito? Qual é o fenômeno celular responsável por sua produção nos gametângeos?

b) Como se denomina o gametófito e como este se organiza em relação a disposição dos gametângeos (anterídeo e arquegônio)?

c) Como se originam as células reprodutivas originadas no esporófito? Qual é a denominação do conjunto de esporângeos desta planta? Qual é o fenômeno celular responsável por sua produção nos esporângeos?

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Sistema Circulatório: aula para o 3º ano do E.M


Caros alunos;

Seguem os slides da aula sobre o sistema circulatório ministrada ao 3º ano do E.M.
Bons estudos.

Equipe de Biologia








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segunda-feira, 5 de maio de 2008

Membrana Celular e transportes passivos e ativos: vídeos

Caro alunos;

Vislumbrando as facetas benéficas do you tube, passo uma pequena coleção de vídeos interessantes sobre a membrana plasmática e o transporte passivo (espontâneo e sem gasto de energia) e ativo (não espontâneo e com gasto de energia) através deste organóide. Tenho certeza de que estes filminhos facilitarão sua vida para abstrair estes maravilhosos fenômenos citológicos. Bons estudos.

Equipe de Biologia


MEMBRANA PLASMÁTICA - UMA INTRODUÇÃO






OSMOSE
(Neste note como as bolinhas pequenas (representam o solvente- água) migram para o ambiente onde há mais soluto (e portanto, menos água).






ENDOCITOSE E EXOCITOSE - TRANSPORTES ATIVOS POR DOBRAMENTO DE MEMBRANA





TRANSPORTE ATRAVÉS DA MEMBRANA PLASMÁTICA (AVANÇADO)

Biologia Celular (citologia): aula ao 1º ano do E.M



A Biologia celular ou citologia é o ramo da biologia que estuda as células no que diz respeito à sua estrutura, suas funções e sua importância na complexidade dos seres vivos.
Com a invenção do microscópio óptico foi possível observar estruturas nunca antes vistas pelo homem, as células. Essas estruturas foram mais bem estudadas com o emprego de técnicas de citoquímica e o auxílio fundamental do microscópio eletrônico.


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domingo, 4 de maio de 2008

Gminosperma: Aula para o 2º ano do E.M


Alunos;

Agora falando sobre o primeiro grupo com sementes no Reino Plantae: as Gminospermas. Divirtam-se. Mais uma aula composta e cedida pelo professor Felipe.


Bons estudos


Equipe de Biologia




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