quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Livro - O Cerrado Brasileiro - Estudo Dirigido

Ecológicos alunos;


Abaixo, o prometido estudo dirigido sobre o livro - O Cerrado Brasileiro (Franco e Uzunian, Editora Harbra) - que começamos a ver esta semana.

Lembre-se, pelo menos 40% da prova discursiva basear-se-á no livro acima citado, portanto, a resolução e análise das questões vistas a seguir, servirão como um bom arcabouço a última prova de biologia do 1º ano do Ensino Médio. Vida longa e próspera.


Abraços


Equipe de Biologia - 1º ano do Ensino Médio - Centro Educacional Sigma



ESTUDO DIRIGIDO

(O Cerrado Brasileiro - Franco e Uzunian - Ed. Harbra)

Questão 01- Descreva pelo menos 3 características vistas no bioma do cerrado em relação ao;


(a) Clima

(b) Solo

(c) Vegetação

(e) Distribuição de água na superfície

(f) Fauna



Questão 02- Quais são as outras duas formações savânicas no mundo semelhantes ao cerrado brasileiro? Qual é a explicação para lugares tão distintos, em continentes diferentes, possuírem biomas tão semelhantes?





Questão 03- Onde se localiza o cerrado brasileiro? É correto afirmar que o cerrado brasileiro é o ecossistema com o maior número de Ecótonos (ecótenes) do planeta Terra? Por que? Qual é a consequência deste fator para a biodiversidade do cerrado?








Questão 04-Estima-se que 62% do cerrado já esta sendo ocupado por atividade agropecuária. Com tal estimativa, disserte sobre impacto ambiental e biodiversidade no cerrado brasileiro.



Questão 05 - Em relação a vegetação típica do cerrado (principalmente a observada no cerrado Stricto Sensu ), caracterize e estabeleça a justificativa evolutiva para tal característica em relação as;



(a) Folhas EX: Epiderme grossa e rígida, caduncas, podem apresentar anexos pelíferos - tais fatores evitam o excesso de transpiraçã e perda de água, principalmente na época da seca.

(b) Casca do tronco










(c) Raíz

(d) Tronco

(e) Sementes (ativação pró germinação na dormência)


Questão 06- Defina o que é Escleromorfismo Oligotrófico, fenômeno típico da vegetação no cerrado? Qual é a relação de tal fenômeno com a deficiência de água na superfície imediata do solo? E com as características minerais destes solo?







Questão 07 - Por que o solo do cerrado é ácido? Quais são os fatores que contribuem com tal acidez? Como tal fator influencia a fisiologia celular e sistêmica das plantas no cerrado?


Questão 08- O que é calagem (procedimento realizado no solo do cerrado) para que serve? Existe algum processo de calagem natural, como ocorre tal fenômeno e como este influencia a disposição da vegetação no cerrado?






Questão 09- Apesar das limitações minerais e as adversidades em relação ao pH do solo, o ambiente savânico é extremamente rico em nitrogênio. Qual a razão para tal fato? Tal fenômeno contribuiu para a ocupação humana no cerrado? Por que? (justifique do ponto de vista econômico).


Questão 10 - Usando argumentação de padrões de solo, distribuição e presença de água, equilíbrio entre padrões de vegetação (gramíneas, arbustivas e arbóreas) e outros fatores; caracterize as principais formações do cerrado correlacionadas abaixo;

(a) Campo limpo





(b) Campo sujo






(c) Campo rupestre






(d) Cerrado Stricto Sensu



(e) Cerrado Ralo


(f) Cerrado típico



(g) Cerradão



(f) Floresta ou mata de Galeria






(g) Floresta ou mata Ciliar





(h) Veredas




Questão 11 - Das formações observadas na questão anterior, quais são caracterizadas como;


(a) Formações Campestres ou cerradinho


(b) Formações savânicas


(c) Formações florestais


Qual é o predomínio de vegetação em cada uma destas formações no que tange a espécies gramíneas, arbustivas e arbóreas?


Questão 12- Como o fogo, na forma de incêndios ocasionais na época da seca, são importantes ao ecossistema do cerrado? Com base na leitura do livro, descreva pelo menos 4 fatores positivos do fogo sobre a manutenção das características do cerrado brasileiro.


Questão 13- Por que incêndios de grande proporção, geralmente de origem criminosas, não levam aos mesmos benefícios dos incêndios descritos na questão anterior? Quais são as razões de incêndios crimosos nas regiões de cerrado brasileiro?


Questão 14- Nas últimas décadas quais são as culturas agropecuárias que dominam a região do cerrado? Quantos porcentos da produção brasileira de comodities agrícolas são realizados no cerrado Brasileiro?


Questão 15 - Com base na pesquisa e leitura no livro deste estudo, descreva 6 (seis) ações humanas que podem levar a impactos ambientais? Descreva cada um dos impactos ambientais ocasionados pelas ações humanas acima citadas.


Questão 16 - O que é o ecoturismo e como este pode ser práticado na região do cerrado brasileiro? Com base em pesquisa nos livros e internet, cite 4 regiões que são alvo de turismo ecológico.

3 comentários:

Fernando Reis disse...

muito util, porem parece que ainda ninguem interessou-se

Augusto César Willer disse...

Filho, eu posso lhe mostrar a porta, mas só você pode passar por ela.

Grande abraço

Aurélio Rubio Neto disse...

Parabens pelo blog, ñ localizei o seguir... se vc realmente se interessa por cerrado, vai gostar do meu blog... ñ é como este, mais logo será...abção
Aurélio Rubio Neto