segunda-feira, 30 de março de 2009

Provável Gabarito da Prova Discuriva- 2º ano do E.M- 1º período de 2009


Provável Gabarito da Prova Discuriva- 2º ano do E.M- 1º período de 2009



Questão 01.


a) Não (0,1 ponto)




b) Nota-se que estes formam híbridos com capacidade de reprodução e que o produto deste nicho são filhotes com igual capacidade de reprodução (descendência fértil), logo, tratam-se de sub-espécies e não de espécies distintas. (0,9 ponto)


Questão 02.




a) Coiotes, cão e lobo (0,3 ponto)

b) Pois tratam-se de animais do mesmo gênero e portanto da mesma família evidenciados pelas mesmas denominações nos respectivos taxons. (0,7 ponto)


Questão 03.


a) Linfócito T ou Linfócito T - CD4 .(0,1 ponto)

b) A molécula denominas proteína CD4. Esta permite o reconhecimento do vírus a potencial célula hospedeira. (0,2 ponto)

c) Transcriptase reversa (0,1 ponto)

d) A célula é eucariota já que possui núcleo para proteger o material genético. Tal organóide é inexistente em células procarióticas. (0,1+0,5 ponto)


Questão 04.

a) Protoctista (segundo Margulis schwartz) ou Plantae (segundo Whittaker)

b) A enzima transcriptase reversa catalisa a síntese de DNA viral a partir do RNA viral introzido na célula como parte do vírion do HIV.


c) Os níveis de DNA viral seriam altos já que se produziu tal DNA a partir do RNA viral e os níveis posteriores de RNA viral seriam baixos já que novas fitas de RNA viral só seriam produzidos se o DNA viral, incorporado ao DNA celular, fosse trasnscrito pelo maquinário bioquímico da célula hospedeira.


Questão 05.


a) Parede celular. Nas bactérias composta de peptídeoglicana. (0,4 ponto)


b) Conferir diversidade biológica (genética) dentro da população bacteriana inficciosa aumentando a possibilidade de formação de cepas resistentes a ação antibiótica (0,3 ponto)

c) QUESTÃO ANULADA (0,4 ponto)


Questão 06.


a) Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (0,3 ponto)
b) Transmissão direta: contato com partículas nasobucais contaminadas com os esporos bacterianos emitidos por doentes ou portadores do bacilo de Koch (0,4 ponto)

c) Lepra ou Hanseníase (0,3 ponto)


Questão 07.

a)
* Autotrofismo fotossintetizante- Utiliza a luz como fonte de energia para a redução de matéria mineral à composição de matéria orgânica
* Autotrofismo quimiossintetizante- Utiliza a oxidação de componentes químicos que fornecem energia a redução de matéria mineral à composição de matéria orgânica (não utiliza luz para tal processo). (0,5 ponto)

b)

* A fermentação lática não utiliza o oxigênio na obtenção de energia a partir da oxidação parcial de matéria orgânica. É mais eficiente (rápida) que a respiração aeróbica porém bem menos eficaz (gera pouca energia útil a partir da oxidação previamente referenciada).

* A respiração aeróbica utiliza o oxigênio na obtenção de energia a partir da oxidação plena de matéria orgânica. É mais lenta que a fermentação sendo, no entanto, muito mais eficaz ao gerar grande quantidade de energia útil a partir da oxidação previametne referenciada.
(0,5 ponto)


Questão 08.

a) Forma de uma "vírgula". (o,2 ponto)




b) Saneamento básico é a principal forma profilática já que o vibrião é transmitido pelo consumo de água contaminada. Dois imediatos tratametos é o processo de reindratação endovenosa ou parenteral e o uso de antibióticos específicos para o uso em ambiete gastro intestinal. (0,2 + 0,6 ponto)


Questão 09.


a)Célula procariótica. Exclusiva do Reino Monera (0,2 ponto)


b)
b1) Reino Monera e Reino Protoctista (0,2 ponto)

b2) Reino Monera, Reino Protoctista e Reino Fungi (0,2 ponto)

b3) Reino Protoctista e Reino Plantae (0,2 ponto)

b4) Reino Fungi e Reino Animaliae (0,2 ponto)


Questão 10.


a) Eliminar os focus de criação e desenvolvimento das larvas do mosquito que consiste em água parada e relativamente limpa OU usar roupas compridas nos braços e pernas (0,4 ponto)

b) Febre amarela (0,2 ponto)

c) Transfusão e/ou contato com sangue contaminado.(0,4 ponto)

3 comentários:

Daniel disse...

Corrigir:
Questão 04.

a) Protoctista (segundo Margullis e Schartz) ou Plantae (segundo Whinttker)

Segundo o livro de biologia do Sigma os nomes se escrevem: Whittaker (sem o N e com um A depois do segundo T), Margulis (com somente um L) e Schwartz (com um W).
Obrigado.

Augusto César Willer disse...

Caro Daniel;

Obrigado pelas observações.

Anônimo disse...

teste