terça-feira, 21 de abril de 2009

Gabarito comentado do Capítulo 17- Biologia - Volume único - 3ª edição- Armênio e Ernesto. Ed. Harbra




1. d- A classe dos protozoários define-se sobre o modo ou presença de estrutura celular para a locomoção.


Ex: Presença de flagelo: Classe dos Flagelados; presença de cílios: Classe dos Ciliados; presença de pseudópodes locomotores: Classe dos Rizópodes; Sem estrutura de locomoção: Classe dos Esporozoários.



2.


a. V,


b. F- Os vacúolos pulsáteis tem a função de controle hídrico celular em protozoários que vivem em ambiente dulcícola. Neste caso, o excesso de água que adentra a célula por osmose é “atraída” pelo ambiente hipertônico deste organóide que, a posterióri, contrai-se e expele este excesso hídrico para o ambiente extra-celular. Uma função secundária deste organóide pode ser a desintoxicação em relação a íons e metais prejudiciais existentes no ambiente.


c. V,


d. V,


e. F, A ordem de acontecimentos está alterada. O vacúolo alimentar (fagossomo ou pinossomo) associa-se ao lisossomo primário resultando no vacúolo digestório.


f. V,


g. V



3. O conteúdo do vacúolo digestivo ficaria ácido, impossibilitando a atuação das enzimas, interrompendo o processo digestório dos alimentos.



4. e- Após a invasão do T. cruzi este se aloja nos tecidos conjuntivos (forma esférica) e se diferencia na forma alongada e flagelada que invadirá os músculos- principalmente o miocárdio- onde formará os “ninhos” de proliferação inflamatórias nestes órgãos.



5.


a. V


b. F- Ambos os vacúolos pulsáteis funcionam concomitantemente para o controle hídrico do protozoário.


c. V


d. F- O citóstoma é a entrada fixa localizada em uma região da membrana de ciliados como o paramécio. O vacúolo digestório só se formara pela junção do vacúolo alimentar formado no final do citóstoma associado aos lisossomos portadores de enzimas digestórias.


e. V


f. V


g. V



6. b- Padrão de reprodução sexuada vista em paramécios.


7. d- Não há padrão de locomoção por se tratarem de protozoários parasitas intracelulares ou interticiaias. Logo, captam nutrientes pré-digeridos por difusão através da membrana. Ex: Plasmódiu Sp. Causador da malária


8. c- O Anopheles fêmea é o que possui o nicho hematófago.


9. c- Durante a captação de sangue, o Treatoma (barbeiro) defeca e em suas fezes, se o inseto estiver infectado, estará os protozoários infectantes. Após a saída do percevejo (barbeiro) o efeito anestésico passa e o ser humano pré-infectado conduz o excremento para boca, olhos e o próprio ferimento aberto pela picada do Treatoma. Assim, o Tripanossoma cruzi invade a corrente sanguínea dando início ao processo infeccioso no hospedeiro definitivo (homem).


10. Corretas: 01, 08, 16 e 64; portanto, soma = 89.


(02)- Leishimaniose não é DST, sendo transmitida pela picada dos mosquitos do gênero Lutzomya previamente infectados.


(04) Amebíase, giardíase são transmitidas por água ou alimento contaminado. Tricomoníase é uma DST.


(32) O saneamento básico seria uma eficiente profilaxia contra a amebíase e a giardíase. Tricomoníase é uma DST não havendo relação profilática direta com saneamento básico.


11. a No caso de protoctista, inclui-se como autótrofo fotossintetizantes todas as algas unicelulares e pluricelulares.


12. b São, em boa parte das cadeias alimentares aquáticas, a base da cadeia alimentar ocupando o trofo produtor.


13. e Consulta direta a tabela demonstrando a existência de mais de 100000 espécies diferentes deste padrão de algas.


14.


a. V


b. F- A maré vermelha, altamente tóxica é causada por pirrofíceas


c. F- Ocorre também por esporulação.


d. V


e. V


f. V


g. F- Há a passagem pela fotne de células haplóides inteiras que se une a outra célula haplóide formando um zigoto diplóide que realiza uma meiose pós-conjugação para formar as células haplóides que se multiplicam formando o talo das novas algas (semelhante a um ciclo haplonte).


15. c- Pois realizam saprofagia , ou seja, nicho semelhante ao de fungos.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Reino Protista: Vídeo e estudo dirigido


Estudo Dirigido sobre o Vídeo Acima;

Questão 01- O que caracteriza os protistas como eucariotos?

Questão 02- Qual é a função dos pseudópodes nos protistas? Em que classes tais estruturas são observadas.

Questão 03- As "tecas" são sinônimo de parede celular? Justifique sua resposta.

Questão 04- As euglenas, apesar da capacidade de locomoção e nichos heterotófos , são consideradas algas. Justifique tal classificação.

Questão 05- Quais são as funções dos cílios observados em paramécios? Como ocorre a captação de alimento em excreção nestes protozoários?

Questão 06- Como ocorre a osmorregulação em protozoários que vivem em "água doce"? Por que esta estratégia não é necessária em protozoários marinhos?

Questão 07- Como são as principais formas de reprodução no Reino Protista? Cite exemplos de reprodução neste Reino.