terça-feira, 21 de abril de 2009

Gabarito comentado do Capítulo 17- Biologia - Volume único - 3ª edição- Armênio e Ernesto. Ed. Harbra




1. d- A classe dos protozoários define-se sobre o modo ou presença de estrutura celular para a locomoção.


Ex: Presença de flagelo: Classe dos Flagelados; presença de cílios: Classe dos Ciliados; presença de pseudópodes locomotores: Classe dos Rizópodes; Sem estrutura de locomoção: Classe dos Esporozoários.



2.


a. V,


b. F- Os vacúolos pulsáteis tem a função de controle hídrico celular em protozoários que vivem em ambiente dulcícola. Neste caso, o excesso de água que adentra a célula por osmose é “atraída” pelo ambiente hipertônico deste organóide que, a posterióri, contrai-se e expele este excesso hídrico para o ambiente extra-celular. Uma função secundária deste organóide pode ser a desintoxicação em relação a íons e metais prejudiciais existentes no ambiente.


c. V,


d. V,


e. F, A ordem de acontecimentos está alterada. O vacúolo alimentar (fagossomo ou pinossomo) associa-se ao lisossomo primário resultando no vacúolo digestório.


f. V,


g. V



3. O conteúdo do vacúolo digestivo ficaria ácido, impossibilitando a atuação das enzimas, interrompendo o processo digestório dos alimentos.



4. e- Após a invasão do T. cruzi este se aloja nos tecidos conjuntivos (forma esférica) e se diferencia na forma alongada e flagelada que invadirá os músculos- principalmente o miocárdio- onde formará os “ninhos” de proliferação inflamatórias nestes órgãos.



5.


a. V


b. F- Ambos os vacúolos pulsáteis funcionam concomitantemente para o controle hídrico do protozoário.


c. V


d. F- O citóstoma é a entrada fixa localizada em uma região da membrana de ciliados como o paramécio. O vacúolo digestório só se formara pela junção do vacúolo alimentar formado no final do citóstoma associado aos lisossomos portadores de enzimas digestórias.


e. V


f. V


g. V



6. b- Padrão de reprodução sexuada vista em paramécios.


7. d- Não há padrão de locomoção por se tratarem de protozoários parasitas intracelulares ou interticiaias. Logo, captam nutrientes pré-digeridos por difusão através da membrana. Ex: Plasmódiu Sp. Causador da malária


8. c- O Anopheles fêmea é o que possui o nicho hematófago.


9. c- Durante a captação de sangue, o Treatoma (barbeiro) defeca e em suas fezes, se o inseto estiver infectado, estará os protozoários infectantes. Após a saída do percevejo (barbeiro) o efeito anestésico passa e o ser humano pré-infectado conduz o excremento para boca, olhos e o próprio ferimento aberto pela picada do Treatoma. Assim, o Tripanossoma cruzi invade a corrente sanguínea dando início ao processo infeccioso no hospedeiro definitivo (homem).


10. Corretas: 01, 08, 16 e 64; portanto, soma = 89.


(02)- Leishimaniose não é DST, sendo transmitida pela picada dos mosquitos do gênero Lutzomya previamente infectados.


(04) Amebíase, giardíase são transmitidas por água ou alimento contaminado. Tricomoníase é uma DST.


(32) O saneamento básico seria uma eficiente profilaxia contra a amebíase e a giardíase. Tricomoníase é uma DST não havendo relação profilática direta com saneamento básico.


11. a No caso de protoctista, inclui-se como autótrofo fotossintetizantes todas as algas unicelulares e pluricelulares.


12. b São, em boa parte das cadeias alimentares aquáticas, a base da cadeia alimentar ocupando o trofo produtor.


13. e Consulta direta a tabela demonstrando a existência de mais de 100000 espécies diferentes deste padrão de algas.


14.


a. V


b. F- A maré vermelha, altamente tóxica é causada por pirrofíceas


c. F- Ocorre também por esporulação.


d. V


e. V


f. V


g. F- Há a passagem pela fotne de células haplóides inteiras que se une a outra célula haplóide formando um zigoto diplóide que realiza uma meiose pós-conjugação para formar as células haplóides que se multiplicam formando o talo das novas algas (semelhante a um ciclo haplonte).


15. c- Pois realizam saprofagia , ou seja, nicho semelhante ao de fungos.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Reino Protista: Vídeo e estudo dirigido


Estudo Dirigido sobre o Vídeo Acima;

Questão 01- O que caracteriza os protistas como eucariotos?

Questão 02- Qual é a função dos pseudópodes nos protistas? Em que classes tais estruturas são observadas.

Questão 03- As "tecas" são sinônimo de parede celular? Justifique sua resposta.

Questão 04- As euglenas, apesar da capacidade de locomoção e nichos heterotófos , são consideradas algas. Justifique tal classificação.

Questão 05- Quais são as funções dos cílios observados em paramécios? Como ocorre a captação de alimento em excreção nestes protozoários?

Questão 06- Como ocorre a osmorregulação em protozoários que vivem em "água doce"? Por que esta estratégia não é necessária em protozoários marinhos?

Questão 07- Como são as principais formas de reprodução no Reino Protista? Cite exemplos de reprodução neste Reino.

segunda-feira, 30 de março de 2009

Provável Gabarito da Prova Discuriva- 2º ano do E.M- 1º período de 2009


Provável Gabarito da Prova Discuriva- 2º ano do E.M- 1º período de 2009



Questão 01.


a) Não (0,1 ponto)




b) Nota-se que estes formam híbridos com capacidade de reprodução e que o produto deste nicho são filhotes com igual capacidade de reprodução (descendência fértil), logo, tratam-se de sub-espécies e não de espécies distintas. (0,9 ponto)


Questão 02.




a) Coiotes, cão e lobo (0,3 ponto)

b) Pois tratam-se de animais do mesmo gênero e portanto da mesma família evidenciados pelas mesmas denominações nos respectivos taxons. (0,7 ponto)


Questão 03.


a) Linfócito T ou Linfócito T - CD4 .(0,1 ponto)

b) A molécula denominas proteína CD4. Esta permite o reconhecimento do vírus a potencial célula hospedeira. (0,2 ponto)

c) Transcriptase reversa (0,1 ponto)

d) A célula é eucariota já que possui núcleo para proteger o material genético. Tal organóide é inexistente em células procarióticas. (0,1+0,5 ponto)


Questão 04.

a) Protoctista (segundo Margulis schwartz) ou Plantae (segundo Whittaker)

b) A enzima transcriptase reversa catalisa a síntese de DNA viral a partir do RNA viral introzido na célula como parte do vírion do HIV.


c) Os níveis de DNA viral seriam altos já que se produziu tal DNA a partir do RNA viral e os níveis posteriores de RNA viral seriam baixos já que novas fitas de RNA viral só seriam produzidos se o DNA viral, incorporado ao DNA celular, fosse trasnscrito pelo maquinário bioquímico da célula hospedeira.


Questão 05.


a) Parede celular. Nas bactérias composta de peptídeoglicana. (0,4 ponto)


b) Conferir diversidade biológica (genética) dentro da população bacteriana inficciosa aumentando a possibilidade de formação de cepas resistentes a ação antibiótica (0,3 ponto)

c) QUESTÃO ANULADA (0,4 ponto)


Questão 06.


a) Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (0,3 ponto)
b) Transmissão direta: contato com partículas nasobucais contaminadas com os esporos bacterianos emitidos por doentes ou portadores do bacilo de Koch (0,4 ponto)

c) Lepra ou Hanseníase (0,3 ponto)


Questão 07.

a)
* Autotrofismo fotossintetizante- Utiliza a luz como fonte de energia para a redução de matéria mineral à composição de matéria orgânica
* Autotrofismo quimiossintetizante- Utiliza a oxidação de componentes químicos que fornecem energia a redução de matéria mineral à composição de matéria orgânica (não utiliza luz para tal processo). (0,5 ponto)

b)

* A fermentação lática não utiliza o oxigênio na obtenção de energia a partir da oxidação parcial de matéria orgânica. É mais eficiente (rápida) que a respiração aeróbica porém bem menos eficaz (gera pouca energia útil a partir da oxidação previamente referenciada).

* A respiração aeróbica utiliza o oxigênio na obtenção de energia a partir da oxidação plena de matéria orgânica. É mais lenta que a fermentação sendo, no entanto, muito mais eficaz ao gerar grande quantidade de energia útil a partir da oxidação previametne referenciada.
(0,5 ponto)


Questão 08.

a) Forma de uma "vírgula". (o,2 ponto)




b) Saneamento básico é a principal forma profilática já que o vibrião é transmitido pelo consumo de água contaminada. Dois imediatos tratametos é o processo de reindratação endovenosa ou parenteral e o uso de antibióticos específicos para o uso em ambiete gastro intestinal. (0,2 + 0,6 ponto)


Questão 09.


a)Célula procariótica. Exclusiva do Reino Monera (0,2 ponto)


b)
b1) Reino Monera e Reino Protoctista (0,2 ponto)

b2) Reino Monera, Reino Protoctista e Reino Fungi (0,2 ponto)

b3) Reino Protoctista e Reino Plantae (0,2 ponto)

b4) Reino Fungi e Reino Animaliae (0,2 ponto)


Questão 10.


a) Eliminar os focus de criação e desenvolvimento das larvas do mosquito que consiste em água parada e relativamente limpa OU usar roupas compridas nos braços e pernas (0,4 ponto)

b) Febre amarela (0,2 ponto)

c) Transfusão e/ou contato com sangue contaminado.(0,4 ponto)

sábado, 28 de março de 2009

PROVÁVEL GABARITO AVALIAÇÃO DISCURSIVA – 1º ano do E.M- 1º período de 2009




QUESTÃO 01


(A)
A1 = ORGANISMO
A2 = ECOSSISTEMA
A3 = COMUNIDADE
A4 = POPULAÇÃO

(B) POPULAÇÃO – COMUNIDADE – ECOSSISTEMA – BIOSFERA

QUESTÃO 02

A = PÊSSEGO
B = PÊSSEGO E GOIABA
C = PÊSSEGO
D = PÊSSEGO E ABACAXI

QUESTÃO 03
A = PEQUI
B = PEQUI
C = PEQUI

QUESTÃO 04

C18H32016

QUESTÃO 05

A = 03 (TRÊS)
B = ASAS, OSSOS, COSTELAS, PULMÕES
C = BIOSFERA, ECOSSISTEMA, ÁTOMO, ORGANÓIDE, CÉLULA, TECIDO (TRÊS DENTRE ESSAS)

QUESTÃO 06

A = SOLUBILIDADE
B = REGULADOR TÉRMICO, TRANSPORTE, CAPILARIDADE


QUESTÃO 07

A = IODO
B = FERRO
C = IMPLUSOS (TRANSMISSÃO) NERVOSOS + POTÁSSIO
D = IÔNICA/SOLÚVEL

QUESTÃO 08

A = TRIGLICERÍDEO
B = FOSFOLIPÍDEOS, CERÍDEOS (CERAS), ESTERÓIDES, TERPENOS, PROSTAGLANDINAS (TRÊS DENTRE ESSES)

QUESTÃO 09

A) POSITIVO = IMPORTANTE COMPONENTE DE MEMBRANAS CELULARES
NEGATIVO = CAUSADOR DE OBSTRUÇÃO (ENTUPIMENTO) EM ARTÉRIAS DO CORAÇÃO.
B) SIM. POIS ALÉM DO GRUPO DAS GORDURAS EXISTEM OUTRO GRUPOS TAIS COMO: FOSFOLIPÍDEOS,CERÍDEOS (CERAS), ESTERÓIDES, TERPENOS, PROSTAGLANDINAS (TRÊS DENTRE ESSES)

QUESTÃO 10

A = A DIFERENTE ATIVIDADE METABÓLICA (CONJUNTO DE REAÇÕES QUÍMICAS) –OU DIFERENTES TIPOS CELULARES, TIPOS DE TECIDOS, TIPOS DE ÓRGÃOS – CONFERE/DEMANDA DIFERENTES PERCENTUAIS HÍDRICOS...
B = COESÃO = CAPILARIDADE
ADESÃO = CAPILARIDADE
CALOR ESPECÍFICO = REGULAÇÃO TÉRMICA
(APRESENTAR SOMENTE UMA COM DEVIDA CORRELAÇÃO FRENTE À FUNÇÃO BIOLÓGICA)

quinta-feira, 26 de março de 2009

RNA: Aula para o 1º ano do E.M

Substâncias químicas envolvidas na transmissão de caracteres hereditários e na produção de proteínas compostos que são o principal constituinte dos seres vivos. São ácidos nucléicos encontrados em todas as células e também são conhecidos em português pelas siglas ADN e ARN (ácido desoxirribonucléico e ácido ribonucléico). De acordo com a moderna Biologia , o DNA faz RNA, que faz proteína (embora existam exceções os retrovírus, como o vírus da Aids).

DNA O ácido desoxirribonucléico é uma molécula formada por duas cadeias na forma de uma dupla hélice. Essas cadeias são constituídas por um açúcar (desoxirribose), um grupo fosfato e uma base nitrogenada (T timina, A adenina, C citosina ou G guanina). A dupla hélice é um fator essencial na replicação do DNA durante a divisão celular cada hélice serve de molde para outra nova.

RNA O ácido ribonucléico (RNA) é uma molécula também formada por um açúcar (ribose), um grupo fosfato e uma base nitrogenada (U uracila, A adenina, C citosina ou G guanina). Um grupo reunindo um açúcar, um fosfato e uma base é um "nucleotídeo".

Código genético A informação contida no DNA, o código genético , está registrada na seqüência de suas bases na cadeia (timina sempre ligada à adenina, e citosina sempre com guanina). A seqüência indica uma outra seqüência, a de aminoácidos substâncias que constituem as proteínas. O DNA não é o fabricante direto das proteínas; para isso ele forma um tipo específico de RNA, o RNA mensageiro, no processo chamado transcrição. O código genético, na forma de unidades conhecidas como genes, está no DNA, no núcleo das células. Já a "fábrica" de proteínas fica no citoplasma celular em estruturas específicas, os ribossomos, para onde se dirige o RNA mensageiro. Na transcrição, apenas os genes relacionados à proteína que se quer produzir são copiados na forma de RNA mensageiro.

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sexta-feira, 20 de março de 2009

Enzimas: aula ao 1º ano do E.M.

As enzimas são polipeptídios grandes, enrolados sobre si mesmos, formando um aglomerado, ou glóbulo com um encaixe, onde as moléculas específicas se encaixam formando um complexo de “chave e fechadura”, onde ocorrem as atividades catalíticas.

A eficiência catalítica das enzimas é extraordinária, dificilmente alcançada pelos catalisadores sintéticos. Em condições ideais de temperatura e pH, unidas a um substrato altamente específico, elas aceleram as reações biológicas.

As enzimas atuam de forma muito organizada, catalisando as inúmeras reações metabólicas que ocorrem no organismo, onde várias substâncias são degradadas e a energia é conservada e transformada, e várias moléculas são sintetizadas a parir de precursores simples.

“Toda enzima é uma proteína, mas nem toda proteína é uma enzima”.


Essa frase é frequentemente dita em aulas sobre enzimas e proteínas.

Com exceção de um grupo de moléculas de RNA com atividade enzimática, toda enzima é uma proteína. 

As proteínas, além de enzimas, podem desempenhar várias outras funções na célula.

As enzimas podem ser proteínas simples, ou seja, formadas apenas por cadeias polipeptídicas. Quando a enzima é ligada a um grupo não protéico, chamado co-fator, a parte protéica é chamada de apoenzima. Normalmente esse co-fator é um íon metálico. Quando o co-fator é uma molécula orgânica, ele é chamado de coenzima. A holoenzima é a união de um co-fator e uma apoenzima. Tanto a apoenzima como o co-fator são inativos quando estão separados, tornando-se ativos na holoenzima.


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segunda-feira, 2 de março de 2009

Gabarito comentado do Capítulo 01 e 02: para o 1º ano do E.M


Gabarito comentado do Capítulo 01

O homem modifica a Terra. A Terra modifica o homem

 

¢ 1. Efeito estufa é o aquecimento do planeta Terra devido à retenção, pelos chamados “gases de estufa”, do calor gerado pelo sol que atinge o planeta. O principal gás envolvido com esse efeito, atualmente, é o gás carbônico produzido pela queima de combustíveis fósseis e pela queima de florestas.

¢ 2. Sim, existe a correlação. Por exemplo, cada vez que ocorre um aumento na concentração de gás carbônico na atmosfera terrestre, ele é acompanhado por um aumento da temperatura. Qualquer período do gráfico que contenha o aumento da concentração do gás carbônico - por exemplo, o período compreendido entre 150.000 e 100.000 anos  pode ser utilizado para justificar a resposta.

¢ 3. b (Processo decorre em projetos de energia alternativa, aumento da eficiência fabril e diminuição da degradação ambiental)

¢ 4. b (Combustíveis derivados de plantas que fixam o carbono em cada colheita)

¢ 5. d (o III está errado pois a composição da Terra é distinta da composição da vida)_

 

¢ 6. átomo, molécula, organóide, célula, tecido, órgão, sistema, organismo, população, comunidade, ecossistema e biosfera.

¢ 7. d Molécula- conjunto de átomos em estrutura estável

           órgão – conjunto de tecidos que formam uma estrutura com forma e função definida dentro de um organismo complexo (plantas ou animais)

¢ 8. d Idem argmento da 07

 

 

¢ 9. Para a caracterização desses níveis de organização, utiliza-se o conceito de espécie que, por sinal, não faz parte dos níveis de organizaçãoo biológicos, sendo, apenas, um conceito auxiliar.

¢ 10.

a. Produtores;

b. consumidores;

c. decompositores;

d. níveis tróficos.

¢ 11. Bioma é o conceito relacionado a uma determinada formação o ecológica caracterizada, principalmente, pelo tipo de vegetação que possui e pelo clima predominante na área de sua ocorrência, o que inclui a temperatura e o regime de chuva. Cada bioma pode ser considerado um conjunto de ecossistemas relacionados.

 

¢ 12. e – anatomia – estudo de estrutura de órgãos e sistemas

             Ecologia- interação dos seres vivos e destes com o meio abiótico

              Citologia ou biologia celular

               Embriologia- estudo da fecundação (zigoto) a morte do ser

 

¢ 13. c (Na sequência, corresponde as etapas do método científico, mesmo que fora da ordem formal, desempenhadas por Fleming na “acidental” descoberta das substâncias antibióticas).

¢ 14. c (Aplicação do método científico em sequência correta, frisando: observação, hipótese, experimentação e tese)

 

¢ 15. d (A observação pode não ser sistemática sobre um fenômeno da natureza. A aplicação do método científica esta no rigor e processo a descoberta de causas e conseqüências do fenômeno na natureza associado a aplicações cotidianas ao ambiente humano).

 

 

Capítulo 02

 

¢ 1. F – Há diversos elementos que participam na formação dos seres vivos, em especial, temos: CHONPS

¢ 2. F – Elementos mais frequentes na composição dos seres vivos.

¢ 3. V

¢ 4. F- Na Terra, o elemento em maior quantidade é o oxigênio, não o hidrogênio.

¢ 5. F – A composição, tanto da Terra quanto do seres vivos, é bem mais complexa do que descrita no item.

¢ 6. V

¢ 7. b- Os itens A, C, D e E elencam substâncias orgâncias. Somente no item B encontramos entidades minerais que podem ser encontrados carregados com carta e estão dissolvidos em meio aquoso.

¢ 8. Água e sais minerais.

¢ 9. Carboidratos, lipídios, proteínas, aminoácidos, Ácidos nucléicos e vitaminas.

¢ 10. e – Há 4 formas de lipídeos- óleos, gorduras, ceras e esteróides. Todas formas hidrofóbicas (insolúveis em água) formada por estruturas com grande número de carbono.

¢ 11. a- Proteínas são polímeros de aminoácidos pré determinados pela sequência genética.

 

¢ 12. g- A água é a substância mais abundante nos seres vivos sendo o solvente universal, termorregulador e reagente em algumas importantes reações.

¢ 13. b- Os monômeros denominados aminoácidos possuem os grupos amina e carboxila como principais fatores de instabilidade da molécula e região de ligação com outros monômeros semelhantes para constituir peptídeos e proteínas.

¢ 14. c – Ácidos nucléicos são polímeros de nucleotídeos que guarnecem a informação genética de um ser vivo.

¢ 15. f – Os sais minerais são constituintes inorgânicos encontrada de forma imobilizada e mobilizada.

¢ 16. d – Carboidratos são substâncias orgânicas poliálcool que se enquadram como açúcares (carboidratos simples e dissacarídeos) e polissacarídeos de reserva (amido e glicogênio) e estruturais (celulose).

¢ 17. c- Carboidratos são mais quantitativos em vegetais em virtude de todas as células destes serem revestidas de celulose.

¢ 18. Água é um solvente praticamente universal, meio em que ocorrem inúmeras reações químicas metabólicas e facilitador do transporte de inúmeras substâncias nela dissolvidas. De modo geral, portanto, a existência de água em um planeta e um indicador da possível ocorrência de vida, no passado ou no presente.

 

 

 

¢  19- A propriedade é a coesão existente entre as moléculas de água. A coesão é importante na manutenção de colunas contínuas de água, favorecendo, por exemplo, o transporte de substâncias nos vasos condutores de uma planta.

 

¢ 20. Ao evaporar, a água do suor consome o calor gerado pelo trabalho muscular do atleta, o que contribui para a manutenção da temperatura corporal.

 

¢ 21. e- O iodo ativa os hormônios produzidos pela tireóide e que são essenciais para o controle do nível metabólico em todo o organismo.

 

 

¢22. c – O ferro está no centro desta proteína tetramérica (hemoglobina) e com essencial papel para a interação desta última com o oxigênio e gás carbônico nos processos de dissolução e transporte destes gases.

¢23. a, f – Ions essenciais no trabalho muscular

¢24. b, f- Ions envolvidos na bomba de sódio e potássio responsável por mudanças na natureza da membrana dos neurônios e que permitem a transmissão do impulso nervoso.

¢25. d – O magnésio ocupa o centro desta proteína responsável pela primeira fase da fotossíntese.

 

 

¢ 26. b – São a fonte primária de energia em quase todos os seres vivos.

¢ 27. c – Monossacarídeo é o monômero do carboidrato, logo, moléculas formadas, no exemplo, por 6 carbonos.

¢ 28. d- Amido- polissacarídeo de reserva vegetal. Glicogênio- polissacarídeo de reserva animal e celulose- polissacarídeo estrutural formador da parede celular.

¢ 29. V

¢ 30. V

¢ 31. F – O que une as 3 moléculas de ácido graxo é o glicerol, não a glicose.

¢ 32. F- O HDL é o bom colesterol enquanto o LDL é o mal colesterol.

¢ 33. F- Sob a pele, ou seja, um tecido subcultâneo de tecido adiposo.

¢ 34. Carboidratos, entre 50 e 60%; gorduras, cerca de 30%; proteínas, entre 12 e 15%.

¢ 35. Essa pessoa provavelmente ficar· obesa, correndo sérios riscos de apresentar problemas circulatórios, principalmente os relacionados ao sistema cardiovascular.

¢ 36. c- Um exemplo são os carotenóides (pigmentos vermelhos e laranjas) consumidos em legumes e frutas. Estas substâncias são digeridas e transformadas em vitamina A.

¢ 37. Lipossolúveis: podem ser citadas A, D, E e K. Hidrossolúveis: podem ser citadas a vitamina C e as do complexo B.

¢ 38. F – São ricos em vitaminas do complexo B e vitamina C

¢ 39. V

¢ 40. V

¢ 41. F – Trata-se de uma deficiência da vitamina B1 (tiamina)

¢ 42. V

¢ 43. F – Raquitismo é uma deficiência de vitamina D (calciferol).

¢ 44. d – Já que a principal fonte de vitaminas são as frutas, legumes e verduras.

¢ 45. c – Importante como fator de regulação de excreção e retenção de substâncias nocivas no trato intestinal.