terça-feira, 24 de junho de 2008

Estudo Dirigido para o 1º ano do E.M: Organóides, metabolismo celular e mitose

Questão 01- Com base na figura abaixo, identifique os fatores ou estruturas que permitem as propriedades de;

a) impermeabilização da membrana

b) Reconhecimento inter celular

c) Transporte através da membrana

d) Sinalização, ativação e regulação de processos metabólicos a partir de fatores externos






Questão 02- Defina e caracterize os transportes de membrana;


* Ativo
* Passivo


Dê exemplos de cada um destes tipos de transporte transmembrânicos.


Questão 03- Analise os esquemas abaixo, classificando os transportes como ativos ou passivos. Justifique sua resposta dada a cada esquema.







Questão 04 - O modelo abaixo representa a configuração molecular da membrana celular, segundo Singer e Nicholson. Acerca do modelo proposto, responda as questões abaixo;

(a) Quais são os componentes orgânicos vistos nesta membrana? O modelo verificado se trata de uma membrana animal ou vegetal? Justifique sua resposta com base em dois fatos estruturais verificados na figura.

(b) Por qual estrutura ocorre a maior parte dos transportes através da membrana? Liste os tipos de transporte que ocorrem através da membrana celular e como estes transportes são classificados segundo o gasto de energia, sentido da migração de substâncias segundo o gradiente de concentração e espontaneidade.

(c) As porções 1 e 2 indicam regiões com comportamento distinto em relação a solubilidade em água. Em relação a tal fato, qual é a razão da disposição de porções hidrofílicas e hidrofóbicas na membrana, afim de estabelecer o isolamento e controle interno de organização da célula?

(d) Quais são os dois tipos de organóides presentes em todas as categorias celulares vistos nos Reinos da biosfera?



Questão 05 - Células vegetais, como as representadas na figura A, foram colocadas em uma determinada solução e, no fim do experimento, tinham aspecto semelhante ao da figura B.

De acordo com a situação, induza sobre as concentrações de solutos dentro e fora da célula. Como se denomina o tipo de transporte realizado pela célula acima? Por que a parede celular não se deformou?


Questão 06- A biologia celular e o estudo de microorganismos, tornaram-se fatos científicos com o advento da microscopia. Sobre esta avanço tecnológico e suas potenciais descobertas responda;
a) Quais são os tipos de microscopia em relação a radiação usada para a visualização dos objetos?

b) Analisando a figura abaixo, é possível a observação de vírus na microscopia óptica? Justifique sua resposta com base nos dimensionamentos verificados em cada tipo de microscopia.



Questão 07- Descreva a função básica dos organóides abaixo, identificando fenômenos bioquímicos particularidades de cada um destes organóides e em que tipo de célula- procariótica, eucariótica animal ou eucariótica vegetal- encontramos tal organóide (ver exemplo)

Exemplo;


Núcleo- Encontrada em todas as células eucarióticas.


Função - Guarda e protege o material genético na forma de cromatina. Possui um nucléolo com o centro de informação genética para a síntese de RNAt e RNAr.


Possui ribossomos próprios para a síntese de proteínas a serem usadas dentro do núcleo


Particularidades- O núcleo é revestido e enfronteirado por uma dupla bicamada fosfolipídicas com poros protéicos que permitem a saída dos RNA's que são produzidos após a transcrição levando a informação genética ao citoplasma. No núcleo agem a DNA polimerase que duplica o DNA preparando-o para a divisão celular. Age também a RNA polimerase que gera bolhas de transcrição sintetizando RNA a partir das fitas moldes de DNA dos genes.


a)


b)


Dica- Conjunto membranoso próximo do núcleo, no citoplasma, sem ribossomos aderidos.

c)



d)

Dica- Organóide com enzimas digestórias


e)



f)


g)




h) Dica- Revestimento rígido e celulósico em torno de células vegetais


i)



Questão 08- Leia o texto abaixo;

A osmose é o nome dado ao movimento da água entre meios com concentrações diferentes de solutos separados por uma membrana semipermeável. É um processo físico importante na sobrevivência das células.A água movimenta-se sempre de um meio hipotônico (menos concentrado em soluto) para um meio hipertônico (mais concentrado em soluto) com o objetivo de se atingir a mesma concentração em ambos os meios (isotônicos) através de uma membrana semipermeável, ou seja, uma membrana cujos poros permitem a passagem de moléculas de água mas impedem a passagem de outras moléculas.Responda;

(a) A osmose é um tipo de transporte passivo ou ativo? Justifique sua resposta.

(b) Se a membrana fosse permeável a solutos (o que se dissolve) e a solventes (aquilo que dissolve- nos seres vivos, a água); o sentido de fluxo da água seria contrário ao sentido de fluxo do soluto? Você concorda com esta afirmação, considerando que a célula não esta gastando energia entre nenhum destes transportes? Justifique sua resposta com base nos estudos de transporte de membrana.


Questão 09- Analisando a figura abaixo, produza um texto sobre metabolismo de síntese celular, onde todos os organóides vistos na figura sejam incluindos, incluindo o núcleo e o material genético.





Questão 10- Qual é a diferença de local de atuação entre as proteínas produzidas no retículo endoplasmático granular e os polipeptídeos produzidos no polissomo ou polirribossomos?


Questão 11- Qual é a diferença verificada entre os conceitos de cromatina e cromossomos? Pode-se afirmar que uma mesma molécula de DNA pode ser cromatina e cromossomo ao mesmo tempo? E em tempos diferentes? Justifique suas respostas.


Questão 12- O que difere a eucromatina da heterocromatina. Como estas são importantes para o fenômeno de diferenciação e especialização celular?


Questão 13- De acordo do tamanho e proporção dos braços cromossomais a partir do centrômero, classifique os cromossomos abaixo;

Questão 14- Qual é o papel das histonas no processo de organização do DNA para a divisão celular e a formação de cromossomos a partir de cromatinas?




Questão 15- Como se explica a quantidade de DNA verificada em cada fase do ciclo celular em cada célula envolvida durante e depois da mitose? (ver gráfico abaixo)





Questão 16- A que fase da mitose corresponde a figura abaixo? Como podemos denominar o material genético desta célula de acordo com o nível de condensação do DNA?




Analise a figura abaixo e responda as questões de 17 a 20





Questão 17- Usando a numeração vista sobre cada figura, quais são as fases da mitose vistas acima?


Questão 18- O que determina o início e o fim de cada fase da mitose como fenômeno da divisão celular?


Questão 19- A célula que esta se dividindo é animal ou vegetal? Justifique sua resposta com base na identificação de fatores celulares e particularidades da divisão celular em relação ao Reino escolhido.


Questão 20- Se a célula em I possui 74 cromossomos simples (74 cromátides não duplicadas), quantos cromossomos serão encontradas nas recém formadas céluas vistas em VIII? Quantas cromátides serão verificas nas fases III e IV?


Questão 21- Qual o papel dos centríolos e fusos mitóticos durante a divisão celular? Tais estruturas são vistas nas células vegetais? De acordo com o tipo de divisão do citoplasma, como se classifica a mitose nas células animais e nas céluas vegetais?

Questão 22- O que caracteriza a intérfase durante o ciclo celular? Em que momento, considerando as fases da mitose, ocorre a intérfase? O que ocorre nas fases G1, S e G2 da intérfase?

10 comentários:

Unknown disse...

nao tem resposta . obrigada

laari disse...

MUITO legal,cade as respostas? ¬¬

Augusto César Willer disse...

Senhorita Larissa;

Estudo dirigido é um condutor de estudos. As respostas são obtidas com as pesquisas no seu material de estudo e junto ao seu professor.

Atenciosamente

Anônimo disse...

Mas e se a pessoa está estudando em cima da hora pra uma prova de biologia,sozinha, como ela vai saber se está acerterando e sabendo a materia se nao tem as respostas ?

Anônimo disse...

asho muiito palha naõ teer as respostas, pra que ter um blog que não ajuudou em naada , --'

Prof. Fabiano Reis disse...

Ola professor Augusto Cesar, muito legal seu blog umas das suas imagens dessa postagem veio em uma das questões da UPE no seu vestibular seriado da prova 1. Disponibilizei ela aqui: http://biologiaquepariu.blogspot.com/2010/11/universidade-de-pernambuco-upe-sistema_22.html
Abraços e muito mais sucesso.
Ass. Prof. Fabiano Reis.

Juliane O. disse...

Caro professor Augusto Cesar, parabéns pela ideia do blog, pois é realmente muito bom seu conteúdo. No entanto, fica a minha sugestão de que as questões poderiam ser respondidas e até mesmo, se possível, serem acompanhadas de um breve comentário justificando a resposta correta. Assim, esse conteúdo poderia ajudar ainda mais aluno(a)(s) que assim como eu, não têm disponilizadas apostilas em sua faculdade, e necessitam da utilização de livros/materiais de fora, tanto para exercícios, quanto para o estudo às provas. Atenciosamente, Juliane Oliveira.

lica disse...

Amei seu material, estou usando suas ilustrações em minhas provas, posso? Naturalmente com citação.
lica, Ilhéus

Winícius disse...

Achei muito bom o blog, mas concordo com as pessoas que estão pedindo as respostas, pois assim como eu por exemplo, que já terminei o ensino médio a 2 anos, e pretendo prestar vestibular no final do ano, não poderei usar o seu blog como estudo, visto que os assuntos mesmo que muito bons abordados aqui não me ajudaram em nada... Obrigadoo

Miguel Cerqueira Guterman disse...

Depois de 12 anos nessa indústria vital, não é possível que sanidade tenha passado pela cabeça de Augusto César Willer e feito ele colocar as respostas desses exercícios maravilhosos á disposição do público estudante. Me foge a compreensão de tal lógica distorcida voltada para este "método" que você chama de estudo, pois esses exercícios não agregaram a nada no meu conhecimento de biologia, me fazendo perder o valioso tempo de minha juventude. Eu espero que você consiga dormir a noite sabendo que deixou mais de meia dúzia de jovens na mão, por ser um sujeito mesquinho e egoísta, possuidor de conhecimentos biológicos que pelo visto não podem ser compartilhados. Seu preguiçoso de meia-tigela.