quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Estudo Dirigido para o 1º ano do E.M: Ecologia I

Estudo Dirigido para o 1º ano do E.M: Ecologia I (conceitos básicos, cadeias/teias alimentares, pirâmides ecológicas, produtividade em ecossistemas e ciclos biogeoquímicos).

Questão 01- Defina ecossistema como nível de organização. Quais são os fatores bióticos e abióticos que definem um ecossistema/bioma?

Questão 02- Suponha que em um terreno coberto de capim gordura vivem saúvas, gafanhotos, pardais, preás e ratos-do-campo. Nesta região estão presentes quantas populações? Pode-se considerar a descrição deste texto como comunidade ou ecossistema? Justifique suas respostas com base nos conceitos organizacionais vistos na primeira parte deste estudo dirigido.

Questão 03- Mergulhando em águas costeiras, encontramos em uma rocha algas, cracas, anêmonas, estrelas-do-mar e ouriços-do-mar. As algas produzem seu próprio alimento. As cracas ingerem, com água, seres microscópios que nela vivem. As anêmonas comem pequenos peixes que ficam presos entre seus tentáculos. As estrelas-do-mar prendem seus “braços” os moluscos contra a rocha e sugam o animal de dentro da rocha. Os ouriços do mar raspam a rocha com seus “dentes”, alimentando-se de detritos. Em função do que foi descrito e de seus conhecimentos correlatos, esquematize uma teia alimentar diante os seres vivos desta situação. Quantas cadeias alimentares existem na teia esquematizada por você?

Questão 04- Quem são os principais produtores da cadeia biológica marinha? Por que se diz que tais seres são os principais produtores de oxigênio do planeta Terra e não as plantas terrestres?

Questão 05- Do texto abaixo, classifique os organismos dentro de um trofo da cadeia alimentar (produtor, consumidor primário, consumidor secundário, etc., decompositor)

“As espécies de capim que crescem nos campos da Austrália podem ser diferentes das que existem na América ou na África, mas todas têm a mesma função: são produtores dos ecossistemas de campo. Nos campos da Austrália vivem cangurus, nos da África há zebras e na América do Norte há bisões.”


Questão 06- Geralmente, nas pirâmides ecológicas, a base dos produtores é maior que o corpo e o pico piramidal correspondente aos consumidores. Qual é a razão desta disposição neste tipo gráfico (pirâmide) que expressa as relações quantitativas em um ecossistema? Pode haver a inversão desta pirâmide ecológica? Em que situações? Qual é a razão de ser impossível a inversão da pirâmide ecológica de energia?

Questão 07- Há 3 tipos de pirâmides ecológicas. Quais são estas? O que cada um dos tipos expressa em termos de quantidades em um ecossistema no que tange as relações entre os seres de uma comunidade?

Questão 08- Um dos perigos da utilização de inseticidas clorados é que eles são muito estáveis e permanecem longo tempo nos ecossistemas. Em vista disso, dada a cadeia alimentar capim inseto pássaro cobra gavião é de esperar que a maior concentração de DDT por quilo de organismo seja encontrada em qual trofo? Jusfique sua resposta com base na teoria de bioacumulação.

Questão 09- julgue as afirmativas abaixo corrigindo os textos incorretos

I. A energia introduzida no ecossistema sob a forma de luz é transformada, passando de organismo para organismo sob a forma de energia química,
lI. No fluxo energético, há perda de energia em cada elo da cadeia alimentar.
III. A transferência de energia na cadeia alimentar é unidirecional, tendo início pela ação dos decompositores.
IV. A energia química armazenada nos compostos orgânicos dos seus produtores é transferida para os demais componentes da cadeia e permanece estável.


Questão 10- É preocupação dos ecólogos o fato de que as calotas polares podem vir a sofrer um processo de descongelamento, em virtude de um aquecimento da atmosfera terrestre. Esse aquecimento, conseqüência de um desequilíbrio ecológico, decorre de quais ações humanas? Qual é o ciclo biogeoquímico relacionado ao aquecimento da atmosfera?

Questão 11- Esquematize o ciclo do carbono explicitando os fatores de emissão de carbono a atmosfera e o principal fator de fixação deste carbono para os seres vivos. Como o conceito de cadeia alimentar é inserido neste ciclo biogeoquímico?

Questão 12- Qual é o processo vital presente nos ciclos do oxigênio, do carbono e da água? Descreva a reação química que justifica sua resposta.
Observação- Para os alunos que desejarem, há uma interessante lista de exercícios gabaritados no link abaixo

6 comentários:

Anônimo disse...

Valeu professor, pelo estudo dirigido ;D

Hernany disse...

Saudações;
sou professor de biologia faz um bom tempo e estou impressionado com a qualidade do conteúdo e as "sinapses" envolvidas neste processo.

Anônimo disse...

professor,coloca as respostas aii pra geente.kkkk'.please.x__x

Anônimo disse...

eh professor,coloca as respostas ai.to querendo ver se as minhas respostas estão corretas.

Anônimo disse...

estudo o quarto periodo de biologia e achei muito interessante este estudo dirigido, mas eu queria as respostas para comparar com as minhas respostas. Agradeço desde já!

Deby's disse...

Tem como colocar o gabarito ai por favor.