domingo, 23 de março de 2008

Reino Monera: Estudo dirigido (2º ano do EM)

Estudo Dirigido - Reino Monera (2º ano do E.M.)



Questão 01 – Quando se afirma: “todos os seres vivos da Terra são descendentes diretos ou indiretos dos integrantes primitivos do Reino Monera”. Explique como esta afirmação se consolida como verdadeiro diante a visão científica de evolução da vida.


Questão 02- Como ocorre a classificação dos seres do Reino monera de acordo;

(a) Forma
(b) Nutrição
(c) Metabolismo energético
(d) Tipo de parede celular


Questão 03- Qual é a vantagem e a desvantagem da reprodução assexuada sobre a sexuada nos seres do Reino Monera? E qual é a vantagem e a desvantagem da sexuada sobre a reprodução assexuada?

Questão 04 – Como se denomina a reprodução assexuada no Reino Monera? Esquematize esta forma de reprodução demonstrando o que ocorre com o cromossomo bacteriano, membrana e parede celular.

Questão 05- Descreva e denomine as três formas de reprodução sexuada verificadas em bactérias. Esquematize tais formas reprodutivas.

Questão 06 – Por que razão o uso indiscriminado de antibióticos pode levar a formação de cepas bacterianas resistentes? Argumente sob o ponto de vista da reprodução sexuada e seleção natural e evolutiva entre bactérias.

Questão 07 – Qual é a vantagem de se usar o teste de Gram para decidir o uso de antibióticos contra uma infecção bacteriana?

Questão 08- Analisando a figura abaixo (clique para ampliá-la se achar necessário), por que razão os antibióticos são medicamentos exclusivos a cura e tratamento de bacterioses?

Questão 09- Descreva agente bacteriano causador, transmissor, sintomas, tratamento e prevenção das seguintes doenças bacterianas;

(a) Hanseníase
(b) Tuberculose
(c) Gonorréias
(d) Sífilis
(e) Tétano
(f) Botulismo
(g) Meningite meningocócica
(h) Cólera

Questão 10- Dentre as doenças virais e bacterianas, quais são prevenidas com uso do preservativo de borracha (camisinha). Indique quais são virais e quais são bacterianas.



Questão 11- Analisando a figura abaixo


a) Qual é a função dos mesossomas vistos em algumas bactérias? Qual seria o tipo de bactéria onde se encontra esta estrutura? Esta estrutura pode ser considerada um organóide citoplasmático? Justifique sua resposta a últimas questão.


b) Qual seriam as estruras vistas acima observada em todas as formas bacterianas?


Questão 12- Cite e disserte sobre pelo menos 5 benefícios diretos dos nichos bacterianos como benefício a vida na Terra e as biotecnologias humanas.

7 comentários:

Augusto César Willer disse...

teste

Augusto César Willer disse...

teste

Zepa disse...

Ué professor...tá tão carente de comentário q tá mandando pra si mesmo?? se comentasse nosso blog tudooooo seria diferente u_u

Anônimo disse...

x] ,esses estudos dirigidos ajudam bastante, você entende a ideia central do conteúdo.

vlw ae prof.

Anônimo disse...

top

Unknown disse...

Era bom se tivesse as respostas msm.

Renê William disse...

ô professora Neide, cadê o gabarito?