quinta-feira, 24 de abril de 2008

Estudo Dirigido para o 1º ano do E.M: Proteínas

Estudo Dirigido para o 1º ano do E.M: Proteínas.
Obs - matéria do teste do 1º período = cap. 02 - proteínas)
Questão 01 - Transcreva a estrutura e denomine a unidade monomérica formadora das proteínas. Como se denominam os grupos químicos que permitem as ligações entre tais monômeros? Descreva como ocorre a ligação peptídica que uni tais unidades moleculares na formação de proteínas.
Questão 02- Quais são as principais funções das proteínas nos organismos vivos? Cite exemplos de proteínas em cada função citada.
Questão 03- Qual é o papel das enzimas no processo de transformação química no organismo? Como as definições químicas de energia de ativação e barreira energética entre reagentes e produtos são inseridos na teoria sobre ação enzimática?
Questão 04- Qual é a natureza química das enzimas? Qual é a estrutura tridimensional de tal substância química que se espera em uma enzima funcional? Justifique sua resposta para a questão anterior usando o princípio de desnaturação como base de argumentação.
Questão 05- Um polipeptídeo com 5 aminoácidos terá quantas ligações peptídicas? E se uma proteína contém 232 aminoácidos, quantas ligações peptídicas existirão? Quantas moléculas de água foram liberadas para formar o poliptídeo e a proteína citadas nesta questão?
Questão 06- O que é desnaturação protéica? Quais são os fatores que levam a tal fenômeno? Quais são as consequências e prejuízos metabólicos verificados após a desnaturação de proteínas ativas? No processo de cozimento, por que a desnuturação protéica é interessante ao processo de digestão do alimento?
Questão 07- Transcreva gráficos de temperatura X atividade enzimátia e de pH x atividade enzimática. Explique o que é temperatura ótima e pH ótimo no processo de ação enzimática. Qual a razão para que a atividade enzimática decline quando não esta na temperatura e pH ótimos?
Questão 08- Pesquise em seu livro e critique esta sentença: "Todas as enzimas dos seres humanos tem como pH ótimo valores neutros (entre 6,92 e 7,18)
Questão 09- Pesquise em seu livro e critique esta sentança: "Todas as enzimas dos seres vivos funcionam na mesma temperatura ótima". Argumente usando exemplos como o de animais ectotermas e homeotermas; bactérias que vivem próximos a saídas vulcânicas; fungos que vivem no ártico etc.
Questão 10- Qual é a importância do controle de temperatura e pH (nível de acidez) no corpo de animais, para a manutenção do metabolismo? Argumente sob os princípios de ação e manutenção dos processos enzimáticos.
Questão 11- "Para cada substrato (reagente ou conjunto reacional) age um único tipo de enzima". Qual a razão bioquímica que confere verdade a sentença acima? Argumente usando o princípio de sítio ativo e modelo da chave-fechadura vista em enzimas.
Questão 12- Quais são os substratos (reagentes) nos quais agem as enzimas abaixo descritas;
(a) Amilase
(b) Lipase
(c) Nuclease
(d) Maltase
(e) Lactase
(f) Peroxidases
Questão 13- Quais são as proteínas responsáveis pela defesa imunológica. Qual é o papel das vacinas na produção de tais proteínas? Soros e vacinas são termos sinônimos? Justifique sua resposta a última questão.

Questão 14- "Amamente: o leite materno representa as primeiras vacinas para seu bebê". Critique esta sentença sob o ponto de vista das teorias de imunologia e proteínas.

Questão 15 - De acordo com as teorias de imunologia e proteína, é correto afirmar que para cada antígeno existe um anticorpo específico? Qual a razão para tal especificidade? Defina anticorpo e antígeno.

9 comentários:

Anônimo disse...

e as respostas desse capitulo?

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Eii fi... e um estudo dirigido, nao e questionario nao...filus

ary disse...

onde eu encontro as resposta

Anônimo disse...

Como faço pra encontrar as respostas?

Anônimo disse...

onde encontra essas respostassssssssssssssssssssssssssssssssssssssss ?????????????????????????????

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

OOOOOOOlha só, para que adianta colocar um questionario que é mais acessado por alunos, se vocês não disponibilizam as resposta???Sou primeiro ano e vou fazer uma prova amanhã e esse site não me instruiu em nada, pois não há como eu confirir minhas respostas.Se vocês resolvessem este problema eu agredeceria. Atenciosamente : Eu S2

Anônimo disse...

Poderia postar as respostas??? Como vc quer que estudemos se vc não nos da as resposta para conferimos se estamos fazendo certo???