
Questão 01- Dos níveis vistos acima defina:
(a) Organóide
(b) Célula
(c) Tecido
(d) órgão
(e)Sistema
(f)População
(g)Comunidade
(h)Ecossistema
(i) Biosfera
Questão 02- Quais são os níveis focados nos estudos microscópicos da biologia? Quais são os de estudos macroscópicos?
Questão 03- Pode-se dizer que população e espécies são sinônimos? Justifique sua resposta com base em conceitos da biologia.
Questão 04- Todo o planeta Terra pode ser considerado um sinônimo de biosfera? Justifique sua resposta com base no conceito de biosfera.
Questão 05- Qual (is) o(s) nível(is) de organização que melhor definem as figuras abaixo? Justifique sua resposta com base nos conceitos do assunto e elementos da figura. (clique nas imagens para amplia-las se, assim, o desejar).


Questão 06- Biomas são um conjunto de ecossistemas situados em latidudes semelhantes no planeta Terra. Pesquise um conjunto de ecossistemas na Terra que juntos constituem um tipo de Bioma.
Questão 07-"Os seres vivos são fenômenos naturais que não podem ser definidos por uma ou poucas características mas por um conjunto complexo de fatores".
Defina 8 características que em conjunto podem definir um ser vivo. (pesquise no capítulo 01 do seu livro).
Questão 08- Um vírus, apesar de ser o único ser acelulado, pode ser considerado vida. Por que tal afirmação está correta segundo preceitos biológicos?
Questão 09- Por que razão a célula é considerada a unidade fundamental da vida?
Questão 10- Considerando a figura abaixo responda;
Coagulação Sanguínea
A qual(is) característica (s) da vida a figura acima evidencia. Justifique sua resposta com base em conceitos biológicos.
Questão 11- Como se diferenciam substâncias inorgânicas de substâncias orgânicas que formam os seres vivos? Dê 5 exemplos de cada uma desta categorias bioquímicas.
Questão 12- Com base na figura abaixo responda;

a) Como se denomina a ligação ou força que une as moléculas de água? Qual a razão para que estas moléculas estabeleção este tipo de interação?
b) Que propriedades a água adquire com as interações citadas no item anterior e que são importantes aos seres vivos?
c) Cite e descreva 5 propriedades da água que a tornam essencial para a vida.
Questão 13- Quando se afirma que a água é um "solvente universal", tal fato se aplica a todos os sistemas naturais que interagem com a água? Qual é a razão para que a água seja de fato um solvente universal nos seres vivos? Qual é a interação entre o conceito de metabolismo e a água como um solvente universal biológico?
Questão 14- Estabeleça e descreva 3 fatores que fazem a água variar em quantidade entre entidades vivas distintas.
Questão 15- Como os sais minerais são classificados nos seres vivos em relação a solubilidade destas entidades químicas e sua disposição no organismo? Quais são as características bioquímicas de cada uma destas classificações?
Questão 16- Dê exemplo de 4 situações onde se observam os sais insolúveis ou imobilizados.
Questão 17- Cite 6 exemplos de sais mobilizados (ou soluvéis, ou ionizáveis) e suas respectivas funções no metabolismo.
Questão 18- Associe um sal a cada uma das funções metabólicas vistas abaixo;
a) Transporte de oxigênio e gás carbônico na corrente sanguínea
b) Contração muscular
c) Condução do impulso nervoso
d) Controle de entrada e saída de água nas células (osmose)
e) Fotossíntese
f) Formação de moléculas energéticas (ATP)
g) Proteção antioxidante (contra radicais livres)
h) Coagulação sanguínea
Questão 19- "Os seres vivos são formados por polímeros orgânicos complexos sendo que cada forma de vida sintetiza seus polímeros de acordo com suas características próprias e codificação genética. No entanto as peças que formam tais polímeros (monômeros) são universais e, portanto, comuns a todos os seres bióticos."
Como ocorre a relação entre os seres vivos para obter tais monômeros e sintetizar os seus polímeros próprios.
Questão 20- Com base na questão anterior, cite exemplos de polímeros e respectivos monômeros que compõe os seres vivos.
Questão 21- Descreva 2 funções essenciais dos açúcares ou carboidratos nos seres vivos.
Questão 22- Por que se afirma que os carboidratos são a fonte primária de energia dos seres vivos em geral?
Questão 23- De acordo com a estrutura monomérica, oligomérica e polimérica; como são classificados os carboidratos? Dê 3 exemplos (no mínimo) de cada uma destas categorias de açúcares.
Questão 24- Quais são e qual é a importância primordial das pentoses na formação de componentes nos seres vivos? Qual é a diferença química entre os monossacarídeos pentoses e hexoses?
Questão 25- Qual é o carboidrato de reserva dos animais e das plantas? Como são classificados tais carboidratos?
Questão 26- Os diabéticos devem ter uma severa restrição no consumo de monossacarídeos e dissacarídeos. Qual é o fator fisiológico deficiente nestes pacientes? Como deve ocorrer o suprimento dietético nestes indivíduos para que não falte açúcar no seu organismo?
Questão 27- Qual é o polissacarídeo que forma a parede celular em plantas? Por que razão os humanos não conseguem digerir e aproveitar diretamente estes carboidratos em sua nutrição? Qual é o papel fisiológico destes açúcares para a manutenção da saúde em nossa espécie?
3 comentários:
cade o gabarito
PRECISO MUITO DESSE GABARITO
Cadê o gabarito???
Postar um comentário