sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Provável Gabarito da Prova Discursiva - 2º ano do E.M- 3º período de 2008

Provável Gabarito da Prova Discursiva - 2º ano do E.M- 3º período de 2008


Questão 01

a) Algas verdes (0,2 pt)

b) CITAR 2 destas características (0,4 + 0,4 pt)

* Cutícula e epiderme impermeabilizante
* Raízes com adaptação a captação de água do solo
* Vasos condutores de seiva (xilema e floema)
* Flor e adaptações para a fecundação independente da água
* Semente para proteger o embrião
* Processo de transpiração para induzir a elevação da água pelo xilema.


Questão 02 (obs- o aluno ganha o ponto pelo argumento)

Não, pois a quantidade de polinizadores é limitada e, portanto, mesmo com maior número de flores não há aumento de polinização e geração de sementes (1,0 ponto)

ou

Sim, pois quanto maior o número de flores, maior a atração quantitativa de polinizadores e, portanto, maior número de polinização e formação de sementes. (1,0 ponto)




Questão 03

Não, pois a autofecundação gera menor diversidade e um maior número de sementes que não germinam. (1,0 ponto)

ou

Não, a relação entre sementes inviáveis e sementes totais produzidas é maior entre as plantas que sofreram autofecundação ante as que que foram polinizadas com pólen de outro indíviduo. (1,0 ponto)




Questão 04 - Citar uma diferença (1,0 ponto)

* Raíz não possui gemas que definem nó e entre-nó enquanto em caules estas estruturas são nítidas.
ou
* Raíz possui gemas radiculares (em baixo) enquanto em caules se nota a gema apical (em cima)
ou
* A partir de raiz, crescem as ramificações secundárias na zona de ramificação (parte superior), no caule crescem ramificações em que podem ser folhas ou flores.
* Raíz tem a função de absorver água e sais minerais. O caule tem a função de conduzir a seiva bruta (gerada na raíz) e seiva elaborada (gerada nas folhas).


Questão 05

* Testículo - gera espermatozóides imaturos ou gera espermátides ou produz hormônio testosterona (0,4 pt)
* Prostata - Gera o líquido alcali que compõe o esperma ou sêmen (0,4 pt)
* Vasectomia - ocorre a cisão no canal deferente (0,2 pt)



Questão 06

* Ovulação - ocorre em 02 ou ovário (0,3 pt)
* Fecundação - ocorrem em 01 ou tuba/trompa uterina (0,2 pt)
* Primeiras clivagens- Ocorrem em 01 ou tuba/trompa uterina (0,2 pt)
* Nidação - Ocorre em 03 ou útero (0,3 pt)



Questão 07 (sugestão a ser discutida)- 0,4pt (gráfico) + 0,6pt (explicação/argumentação) ou pontuação após a decisão da cadeira.

Letra C - Nas primeiras clivagens formando os blastômeros, as células se dividem intensamente de tal forma que o zigoto possui o mesmo volume de todas as células decorrentes da clivagem. A diminuição do tamanho dos citoplasmas dos blastômeros aumentam o valor da relação volume do núcleo/volume do citoplasma.


Questão 08 (citar pelo menos 2 características) - 0,5+0,5 pt

* Há três folhetos embrionários: ecto, meso e endoderma
* Forma celoma que só é encontrado em triblásticos
* Presença de tubo nervoso encontrado somente em triblásticos superiores (cordathas)
* Presença de notocorda encontrado somente em triblásticos superiores (cordathas)
* Presença de somitos encontrados nos triblásticos pelo desenvolvimento da mesoderma



Questão 09 (Citando 1 folheto e deriva= 0,3pt; citando 2 folhetos e derivas =0,7 pt; citando 3 folhetos e deriva= 1,0 pt)

Ecto- Deriva o tubo nervoso

Meso- Deriva somitos ou deriva celoma ou deriva notocorda

Endo- Deriva intestino primitivo


Questão 10

(A)
a) Saco ou bolsa ou vesícula vitelínica (0,1 pt)
b) Córion (0,1 pt)
c) Amnio (0,1 pt)
d) Embrião (0,1 pt)
e) Alantóide (0,1 pt)

(B) (citar somente uma das opções abaixo) - 0,1 (estrutura) + 0,4 (papel da estrutura)

*Amnio- Desenvolve a principal camada da placenta com função de formar a bolsa com água e sais minerais (líquido amniótico) que protege o embrião contra a desidratação e choques mecânicos.
*Córion- Desenvolve camada externa da placenta com função de complementar as trocas gasosas (hematose) que ocorre concomitante ao verificado a partir do cordão umbilical
*O alantóide se desenvolve e junto com diferenciações do córion forma o cordão umbilical
* O saco vitelínico tem papel fundamental na produção de hemácias nas primeiras 11 semanas de gestação humana

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Embriologia: exercícios para os alunos do 2º ano do E.M.


Caros alunos;

Segue um conjunto de exercícios em embriologia que servira como estudo dirigido para a prova discursiva. Como estamos muito em cima da prova, este estudo segue com o gabarito.
OBS- Desconsidere o gabarito da parte I. Seus exercícios estão gabaritados a partir da parte II

Para realizar o dowload visto em aula;

1) Clique no link abaixo

http://www.4shared.com/file/60337453/2801b616/Exercicios_Embriologia.html




2) Siga as instruções vista no tutorial visto no link abaixo;

http://biosigma.blogspot.com/2008/06/tutorial-para-realizar-download-no.html



Observarção- O estudo dirigido no que tange a parte plantae já estava no blog. Recorde-o no link abaixo


quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Estudo Dirigido para o 1º ano do E.M: Ecologia I

Estudo Dirigido para o 1º ano do E.M: Ecologia I (conceitos básicos, cadeias/teias alimentares, pirâmides ecológicas, produtividade em ecossistemas e ciclos biogeoquímicos).

Questão 01- Defina ecossistema como nível de organização. Quais são os fatores bióticos e abióticos que definem um ecossistema/bioma?

Questão 02- Suponha que em um terreno coberto de capim gordura vivem saúvas, gafanhotos, pardais, preás e ratos-do-campo. Nesta região estão presentes quantas populações? Pode-se considerar a descrição deste texto como comunidade ou ecossistema? Justifique suas respostas com base nos conceitos organizacionais vistos na primeira parte deste estudo dirigido.

Questão 03- Mergulhando em águas costeiras, encontramos em uma rocha algas, cracas, anêmonas, estrelas-do-mar e ouriços-do-mar. As algas produzem seu próprio alimento. As cracas ingerem, com água, seres microscópios que nela vivem. As anêmonas comem pequenos peixes que ficam presos entre seus tentáculos. As estrelas-do-mar prendem seus “braços” os moluscos contra a rocha e sugam o animal de dentro da rocha. Os ouriços do mar raspam a rocha com seus “dentes”, alimentando-se de detritos. Em função do que foi descrito e de seus conhecimentos correlatos, esquematize uma teia alimentar diante os seres vivos desta situação. Quantas cadeias alimentares existem na teia esquematizada por você?

Questão 04- Quem são os principais produtores da cadeia biológica marinha? Por que se diz que tais seres são os principais produtores de oxigênio do planeta Terra e não as plantas terrestres?

Questão 05- Do texto abaixo, classifique os organismos dentro de um trofo da cadeia alimentar (produtor, consumidor primário, consumidor secundário, etc., decompositor)

“As espécies de capim que crescem nos campos da Austrália podem ser diferentes das que existem na América ou na África, mas todas têm a mesma função: são produtores dos ecossistemas de campo. Nos campos da Austrália vivem cangurus, nos da África há zebras e na América do Norte há bisões.”


Questão 06- Geralmente, nas pirâmides ecológicas, a base dos produtores é maior que o corpo e o pico piramidal correspondente aos consumidores. Qual é a razão desta disposição neste tipo gráfico (pirâmide) que expressa as relações quantitativas em um ecossistema? Pode haver a inversão desta pirâmide ecológica? Em que situações? Qual é a razão de ser impossível a inversão da pirâmide ecológica de energia?

Questão 07- Há 3 tipos de pirâmides ecológicas. Quais são estas? O que cada um dos tipos expressa em termos de quantidades em um ecossistema no que tange as relações entre os seres de uma comunidade?

Questão 08- Um dos perigos da utilização de inseticidas clorados é que eles são muito estáveis e permanecem longo tempo nos ecossistemas. Em vista disso, dada a cadeia alimentar capim inseto pássaro cobra gavião é de esperar que a maior concentração de DDT por quilo de organismo seja encontrada em qual trofo? Jusfique sua resposta com base na teoria de bioacumulação.

Questão 09- julgue as afirmativas abaixo corrigindo os textos incorretos

I. A energia introduzida no ecossistema sob a forma de luz é transformada, passando de organismo para organismo sob a forma de energia química,
lI. No fluxo energético, há perda de energia em cada elo da cadeia alimentar.
III. A transferência de energia na cadeia alimentar é unidirecional, tendo início pela ação dos decompositores.
IV. A energia química armazenada nos compostos orgânicos dos seus produtores é transferida para os demais componentes da cadeia e permanece estável.


Questão 10- É preocupação dos ecólogos o fato de que as calotas polares podem vir a sofrer um processo de descongelamento, em virtude de um aquecimento da atmosfera terrestre. Esse aquecimento, conseqüência de um desequilíbrio ecológico, decorre de quais ações humanas? Qual é o ciclo biogeoquímico relacionado ao aquecimento da atmosfera?

Questão 11- Esquematize o ciclo do carbono explicitando os fatores de emissão de carbono a atmosfera e o principal fator de fixação deste carbono para os seres vivos. Como o conceito de cadeia alimentar é inserido neste ciclo biogeoquímico?

Questão 12- Qual é o processo vital presente nos ciclos do oxigênio, do carbono e da água? Descreva a reação química que justifica sua resposta.
Observação- Para os alunos que desejarem, há uma interessante lista de exercícios gabaritados no link abaixo

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Cantinho Genético: para o 3º ano do E.M.


Capítulo 7


Testes
1.B 2.B 3. B 4.A 5.A 6.C 7.A 8.B 9.E 110.D 11.D 12.B 13.C 14.B 15.B 16.D 17.C 18.B 19.A 20.C 21.B 22.B 23.C 24.B


Capítulo 8


Questões e propostas para discussão

1. a) Esse tipo de interação é a Epistasia.
b) A proporção resultante: 12 plantas com frutos brancos (9 A_B_ e 3 aaB-); 3 plantas com frutos amarelos (A-bb) e 1 planta com frutos verdes (aabb).

2 . Os genótipos dos indivíduos parentais eram Iirr e iiRR.

3. Esperam-se 50% de brancos (IiRr e Iirr), 25% de vermelhos (iiRr) e 25% de descendentes amarelos (iirr)

4. Ambos os fenômenos podem ser explicados por meio da herança de genes aditivos.

5. Os possíveis genótipos são
AABB: 20 pontos
AaBB ou AABb: 15 pontos
AaBb ou AAbb ou aaBB: 10 pontos
Aabb ou aaBb: 5 pontos
Aabb: zero ponto
b) Os vice-campões devem ter três genes dominantes (15 pontos) e os classificados em penúltimo lugar, com apenas um gene dominante, devem ter obtido 5 pontos.

6. A probabilidade pedida é 1/16.

7. a) Os descendentes obtidos do cruzamento são: negro (AABB) e mulato escuro (AABb).
b) Poderão aparecer descendentes com qualquer fenótipo, de branco a negro.

8. O fenótipo dos F1 é de 18 cm de altura. Nos F2, haverá variação de altura de 10 cm a 26 cm. A proporção esperada de plantas com 18 cm de altura é de 10/256

TESTES

1. C 2. D 3. B 4. A 5. A 6. B 7. C 8. B 9.E 10. D 11. D 12. C
13. A 14. A 15. D 16. D 17. A 18. D 19. E 20. C 21. D 22. B
23. A

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Ciclos Biogeoquímicos: aula para o 1º ano do E.M


Ciclos biogeoquímicos. O nome já diz tudo. Ciclo, pois os elementos em estudo realizam uma volta, uma ciclagem, que envolve a participação de organismos vivos ("bio"), etapas abióticas de escala planetária ("geo") e diversas transformações ou reações químicas.Um pequeno esforço de memória e os quatro ciclos mais importantes aparecem em sua mente: o da água, o do gás carbônico, o do oxigênio e o do nitrogênio. O da água quase pode ser resumido na palavra evapotranspiração. Só falta a chuva para completar o ciclo.No ciclo do carbono, devemos lembrar a possibilidade de fixação do elemento nos organismos vivos, sobretudo nas plantas, que fazem uma primeira fixação através da fotossíntese. A respiração, a decomposição e a queima dos organismos devolvem à atmosfera o carbono (no CO2). A queima de combustíveis fósseis também entra nessa categoria de retorno. Lembre-se também de que o CO2 é um grande vilão na questão do efeito estufa.O ciclo do oxigênio depende do equilíbrio entre fotossíntese e respiração. Não fosse a questão do ozônio (nosso filtro solar natural), esse ciclo provavelmente seria ignorado. Nesse caso, o vilão mais famoso é o CFC, que nas altas camadas da atmosfera (onde está o ozônio) se quebra em Cl+CF. O cloro (Cl) combina-se com o ozônio (O3) e forma O2+ClO.Finalmente, o ciclo que aparece em 99% das questões de vestibular: o do nitrogênio. E o motivo é simples: é o que apresenta maior dificuldade por envolver mais etapas e a participação de diferentes tipos de organismo. (Para os pessimistas, o motivo verdadeiro é que é o que tem mais nomes para decorar).O nitrogênio corresponde a 79% da atmosfera. Nós o usamos nas nossas proteínas, só que não conseguimos retirar nitrogênio (gasoso) diretamente da atmosfera. Só as bactérias fixadoras fazem isso, produzindo amônia, que é então transformada em nitrito e depois em nitrato por outras bactérias (Nitrosomonas e Nitrobacter), sendo este absorvido pelas plantas. O fim do ciclo, com o retorno do N2 à atmosfera, dá-se pela excreção de compostos nitrogenados e pela decomposição dos organismos, seguidas da ação das bactérias desnitrificantes (amônia-N2).

Para realizar o dowload visto em aula;
1) Clique no link abaixo




2) Siga as instruções vista no tutorial visto no link abaixo;http://biosigma.blogspot.com/2008/06/tutorial-para-realizar-download-no.html

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Desenvolvimento Embrionário: Vídeo para o 2º ano do E.M.

Nas minhas explorações pela rede, em especial o YouTube, achei um vídeo muito interessante da National Geographic Channel sobre o desenvolvimento embrionário humano. Abaixo segue este documentário que encantará os que admiram o milagre da vida.

Obs- O vídeo é narrado com o português de portugal (mas esta ótimo para compreender)


Concepto até 6 semanas


Embriologia: aula para o 2º' ano do E.M.


Será que o ser humano também pode ser clonado artificialmente? Na teoria, sim! Mas na prática, a clonagem não produz uma pessoa igual à outra. Por três motivos! Primeiro, os genes não estão só no núcleo das células, mas também nas mitocôndrias. As mitocôndrias são pequenas estruturas encontradas no citoplasma, material muito parecido com gelatina que existe dentro da célula e fica ao redor do núcleo. Elas produzem energia para a célula viver! Como os cientistas só usam o núcleo da célula na clonagem, o clone não tem os genes das mitocôndrias idênticos aos da pessoa clonada. Além disso, as células do nosso corpo estão sempre se dividindo. E, algumas vezes, pequenas alterações nos genes podem ocorrer durante as divisões. Com o tempo, essas pequenas alterações resultam numa quantidade razoável de mudanças. Assim, se o núcleo de uma célula do seu dedo for posto num óvulo sem núcleo e resultar em um embrião, as características genéticas dele podem ser diferentes das suas. Mas primordial é lembrar que pessoas são mais do que um amontoado de genes. Os genes são importantes, mas a influência das experiências pessoais também é. Imagine que o pai de um menino é professor de tênis e que a mãe também gosta de esportes. Incentivado pela família, o garoto tornou-se um grande jogador de tênis! Agora pense que o craque foi clonado! E que o clone foi criado por pessoas que amavam a música. O pai é baterista de uma banda e a mãe canta no coral do bairro. Na escola, o clone aprende a tocar flauta. E ganha uma bolsa para estudar música na Suíça! Adulto, torna-se um famoso flautista. Qual conclusão você tira dessa história?

Fonte: Ciência Hoje


Para realizar o dowload visto em aula;


1) Clique no link abaixo









2) Siga as instruções vista no tutorial visto no link abaixo;


http://biosigma.blogspot.com/2008/06/tutorial-para-realizar-download-no.html

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Ecologia- conceitos básicos: aula para o 1º ano do E.M.


Ao contrário do que muita gente pensa, a ecologia não é uma ciência da moda ou uma preocupação moderna. Ainda que seja mais recente que outras ciências milenares como a matemática ou a física, há mais de um século já havia gente preocupada em definir essa ciência que ganhava cada vez mais corpo e preocupava os habitantes das grandes cidades do planeta.A palavra Ecologia tem origem no grego “oikos" que significa casa e "logia", estudo, reflexão. Logo, seria o estudo da casa, ou de forma mais genérica, do lugar onde se vive. Foi o cientista alemão Ernest Haeckel, em 1869, quem primeiro usou este termo para designar a parte da biologia que estuda as relações entre os seres vivos e o meio ambiente em que vive, além da distribuição e abundância dos seres vivos no planeta. No final do século XIX e início do século XX teve início a publicação de vários publicados diversos trabalhos tratando das relações entre seres vivos e o ambiente. Mas foi partir de 1930, porém, o estudo da Ecologia ganhou um espaço independente dentro da Biologia. Hoje os danos ambientais causados pelo aumento da população humana, pela escassez de recursos naturais e pela poluição ambiental fazem com que a Ecologia seja um dos mais importantes ramos da ciência atual.Hoje a Ecologia não apenas ganhou status entre os cientistas, como também se tornou popular e alcançou visibilidade entre os grandes empresários. A escassez de recursos naturais, o aumento desenfreado da população das grandes cidades e a rarefação das florestas, vistos num primeiro momento como sintomas do desenvolvimento, hoje são problemas capazes de mobilizar governos, ONG´s, empresários e pessoas comuns.


Para realizar o dowload visto em aula;


1) Clique no link abaixo




2) Siga as instruções vista no tutorial visto no link abaixo;



Exercícios Extras de Fundamentos de Ecologia (para o 1º ano do E.M.)


Caríssimos alunos;

Segue alguns exercícios já vistos em sala de aula (para quem perdeu ou se perdeu no ditadinho). Em breve o gabarito.


Q1. Com base na teia alimentar vista na página 1081, responda;

a) Quantas cadeias alimentares existem nesta teia?

b) Esquematize pelo menos 6 cadeias alimentares vistas nesta teia?

c) Cite e comente pelo menos 4 seres que pertencem a cadeias alimentares diferentes.
Ex: animal X que é consumidor primário e consumidor secundário em distintas cadeias.

d) Pesquise o termo "desequilíbrio ecológico" e disserte sobre a situação em que as rãs foram totalmente eliminadas do ecossistema em questão.


Q2. Em um determinado ecossistema verificou-se que a biomassa vegetal era de 3000 Toneladas. Os consumidores primários, consumiam 500 toneladas de plantas perdendo cerca de 300 tonelada ao ambientes em relação ao consumido. Os consumidores secundários consomem 40% do trofo anterior (consumidores primários) e do adquirido perdem cerca de 35% ao ambiente. Construa a pirâmide de biomassa.



Q3. Em um ecossistema de 100 hectares (HC) constatou-se os seguintes dados:

· O total de plantas fixa na fotossíntese cerca de 1400 kj/h/HC
· Há uma perda de 20% na forma de calor e 10% na forma de excretas nas plantas observadas neste ecossistema.
· Os consumidores primários consomem diretamente 400 kj/h/HC.
· Há uma perda total dos consumidores primários em cerca de 200 kj/h/HC.
· Os consumidores secundários captam cerca de 50 kj/h/HC desconsiderando perdas.
· A PTL equivale a 50% da PTB.
Pergunta-se:

a) Calcule as produtividades por hectare deste ecossistema
b) Calcule as produtividades deste ecossistema em um dia por hectare
c) Calcule as produtividades no ecossistema total.
d) Faça uma pirâmide ecológica para representar este ecossistema em 1 HC por hora.

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Sistema Reproduto Humano - aula para o 2º ano do E.M.