1. d- A classe dos protozoários define-se sobre o modo ou presença de estrutura celular para a locomoção.
Ex: Presença de flagelo: Classe dos Flagelados; presença de cílios: Classe dos Ciliados; presença de pseudópodes locomotores: Classe dos Rizópodes; Sem estrutura de locomoção: Classe dos Esporozoários.
2.
a. V,
b. F- Os vacúolos pulsáteis tem a função de controle hídrico celular em protozoários que vivem em ambiente dulcícola. Neste caso, o excesso de água que adentra a célula por osmose é “atraída” pelo ambiente hipertônico deste organóide que, a posterióri, contrai-se e expele este excesso hídrico para o ambiente extra-celular. Uma função secundária deste organóide pode ser a desintoxicação em relação a íons e metais prejudiciais existentes no ambiente.
c. V,
d. V,
e. F, A ordem de acontecimentos está alterada. O vacúolo alimentar (fagossomo ou pinossomo) associa-se ao lisossomo primário resultando no vacúolo digestório.
f. V,
g. V
3. O conteúdo do vacúolo digestivo ficaria ácido, impossibilitando a atuação das enzimas, interrompendo o processo digestório dos alimentos.
4. e- Após a invasão do T. cruzi este se aloja nos tecidos conjuntivos (forma esférica) e se diferencia na forma alongada e flagelada que invadirá os músculos- principalmente o miocárdio- onde formará os “ninhos” de proliferação inflamatórias nestes órgãos.
5.
a. V
b. F- Ambos os vacúolos pulsáteis funcionam concomitantemente para o controle hídrico do protozoário.
c. V
d. F- O citóstoma é a entrada fixa localizada em uma região da membrana de ciliados como o paramécio. O vacúolo digestório só se formara pela junção do vacúolo alimentar formado no final do citóstoma associado aos lisossomos portadores de enzimas digestórias.
e. V
f. V
g. V
6. b- Padrão de reprodução sexuada vista em paramécios.
9. c- Durante a captação de sangue, o Treatoma (barbeiro) defeca e em suas fezes, se o inseto estiver infectado, estará os protozoários infectantes. Após a saída do percevejo (barbeiro) o efeito anestésico passa e o ser humano pré-infectado conduz o excremento para boca, olhos e o próprio ferimento aberto pela picada do Treatoma. Assim, o Tripanossoma cruzi invade a corrente sanguínea dando início ao processo infeccioso no hospedeiro definitivo (homem).
10. Corretas: 01, 08, 16 e 64; portanto, soma = 89.
(02)- Leishimaniose não é DST, sendo transmitida pela picada dos mosquitos do gênero Lutzomya previamente infectados.
(04) Amebíase, giardíase são transmitidas por água ou alimento contaminado. Tricomoníase é uma DST.
(32) O saneamento básico seria uma eficiente profilaxia contra a amebíase e a giardíase. Tricomoníase é uma DST não havendo relação profilática direta com saneamento básico.
11. a No caso de protoctista, inclui-se como autótrofo fotossintetizantes todas as algas unicelulares e pluricelulares.
12. b São, em boa parte das cadeias alimentares aquáticas, a base da cadeia alimentar ocupando o trofo produtor.
13. e Consulta direta a tabela demonstrando a existência de mais de 100000 espécies diferentes deste padrão de algas.
14.
a. V
b. F- A maré vermelha, altamente tóxica é causada por pirrofíceas
c. F- Ocorre também por esporulação.
d. V
e. V
f. V
g. F- Há a passagem pela fotne de células haplóides inteiras que se une a outra célula haplóide formando um zigoto diplóide que realiza uma meiose pós-conjugação para formar as células haplóides que se multiplicam formando o talo das novas algas (semelhante a um ciclo haplonte).
15. c- Pois realizam saprofagia , ou seja, nicho semelhante ao de fungos.