quarta-feira, 30 de setembro de 2009

O cerrado em perigo: vídeo para o 1º ano do E.M.

Na última aula realizamos um trabalho com o vídeo abaixo. Reveja-o para realizar com maior precisão o estudo dirigido proposto.

Bons estudos

Prof. Augusto César

domingo, 20 de setembro de 2009

A explosão do Cambriano: Diversidade animal - Video e estudo dirigido para o 2º ano do E.M.

Como ocorreu a grande divesidade animal em nosso planeta? Este vídeo inspira a resposta. Faça o estudo dirigido ao final para fixar os conceitos.




A explosão do cambriano


Estudos dirigidos dos Vídeos: A Explosão do Cambriano.
1. Por que as esponjas configuram a primeira idéia de ser pluricelular?
2. Quais são as 3 inovações evolutivas dos cnidários em relação aos poríferos?
3. O cambriano foi um momento da Terra em que a diversidade da vida aumentou consideravelmente. Que fatores levaram a "explosão" de surgimento de novas espécies nesta época?
4. A 500 milhões de anos atrás (era cambriana), não havia vertebrados complexos como mamíferos. Que estruturas vistas nos seres do cambriano já poderiam servir de base a arquitetura dos vertebrados atuais?
5. Qual é a importância fundamental do período cambriano sobre a influência da formação da vida animal na atualidade?

sábado, 12 de setembro de 2009

Zoologia Comparada 03: aulas para o 2º ano do E.M.



Nem peixe, nem verme, apesar de sua aparência lembrar um ou outro, dependendo de como se olha. O anfioxo é um animal marinho com menos de 5 centímetros, mas de importância inversamente proporcional ao tamanho.
Pertencente a um grupo de cordados primitivos, trata-se de um organismo que tem interessado aos cientistas há mais de um século, por estar no meio da transição evolutiva entre invertebrados e vertebrados.
O seqüenciamento do genoma do anfioxo acaba de ser anunciado e, não por coincidência, ganhou a capa da nova edição da revista Nature. O estudo, a partir da espécie Branchiostoma floridae, foi feito por um extenso grupo de pesquisadores dos Estados Unidos, Europa e Japão.
No artigo agora publicado, os cientistas descrevem a estrutura e conteúdo do genoma do organismo e mostram reorganizações que ocorreram na linhagem dos vertebrados desde que viveu o último antepassado comum entre o anfioxo e os vertebrados, há cerca de 550 milhões de anos.
Os pesquisadores também identificaram seqüências semelhantes que foram conservadas nos genomas do anfioxo atual e de vertebrados, apesar da longa evolução independente.
“O genoma de qualquer espécie, embora informativo, é muito mais que um simples registro. Dois genomas são mais interessantes, porque se pode fazer comparações entre eles. Mas quando temos três ou mais, a história muda por completo, pois podemos delinear hipóteses bem precisas do curso da evolução genômica e fazer perguntas importantes sobre a origem das novidades morfológicas”, destacou a Nature em comentário na mesma edição a respeito da importância do novo seqüenciamento e das possibilidades de comparação com o de genomas de vertebrados, entre os quais o homem.
Para realizar o dowload visto em aula;
1) Clique no link abaixo





2) Siga as instruções vista no tutorial visto no link abaixo;

http://biosigma.blogspot.com/2008/06/tutorial-para-realizar-download-no.html

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Zoologia Comparada 02: aulas para o 2º ano do E.M.


Os invertebrados formam um grupo extremamente grande e diversificado. De todas as espécies de animais descritas até hoje, aproximadamente 96% são invertebrados, ou seja, são animais que não possuem coluna vertebral. Estes animais podem viver no mar, em rios e lagos, em hábitats terrestres e até mesmo em simbiose com outros organismos. Carrapatos e piolhos são exemplos de invertebrados que vivem em simbiose com seus hospedeiros vertebrados, dos quais obtém seu alimento.Além de viver em todos os ambientes que existem no Planeta Terra, os invertebrados apresentam as mais variadas formas corporais e estilos de vida: alguns podem se parecer com um tubo e adotarem uma forma de vida séssil quando adultos, como as esponjas marinhas que vivem fixadas ao substrato (como uma rocha, por exemplo); outros podem começar a vida como uma lagarta, passar por um processo de metamorfose, adquirir asas e voar como as borboletas!

Para realizar o dowload visto em aula;


1) Clique no link abaixo





2) Siga as instruções vista no tutorial visto no link abaixo;

http://biosigma.blogspot.com/2008/06/tutorial-para-realizar-download-no.html

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Zoologia Comparada 01: aulas para o 2º ano do E.M.



Para falar do surgimento dos animais temos que lembrar a escala geológica da terra. Os paleontólogos (que estudam os animais e vegetais fósseis) remontam a vida no planeta ao período chamado pré-Cambriano, a época das primeiras coisas viventes, 3,6 bilhões de anos atrás.
Na era Paleozóica (mais ou menos entre 500 e 300 milhões de anos atrás) em seu primeiro período, o Cambriano, surgiram a vida marinha e os primeiros vertebrados. Em seguida, no período Ordoviciano, surgiram os primeiros corais catalogados e outros seres da vida marinha (chamados de briozoários). No Siluriano, surgiram as primeiras plantas e os animais invertebrados. No Devoriano, os primeiros anfíbios, insetos e peixes. No Carbonífero, os primeiros répteis. No Permiano, houve a extinção de muitos animais.
Atribui-se à era Mesozóica (perto de 250 a 65 milhões de anos atrás), período Triássico, o aparecimento dos primeiros dinossauros e mamíferos; ao Jurássico, dos primeiros pássaros e mais e mais dinossauros; porém no período Cretáceo, dinossauros e outros organismos foram extintos. Dinossauros representavam menos de 10% dos mais de 40 grupos de répteis da Era Mesozóica.
Vêm da Era Cenozóica (de 65 milhões de anos atrás até nossos tempos), período Paleogeno, o surgimento dos tipos modernos de plantas floríferas e a expansão e diversificação de mamíferos. No período Neogeno, o homem moderno se espalhou por todo o planeta, mas muitos mamíferos desapareceram.
Para realizar o dowload visto em aula;
1) Clique no link abaixo

http://www.4shared.com/file/138486560/a0e5ceb1/zoo_completo_em_1.html





2) Siga as instruções vista no tutorial visto no link abaixo;

http://biosigma.blogspot.com/2008/06/tutorial-para-realizar-download-no.html