sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Roteiro de Estudos para a Recuperação de Biologia 2009- 2° ano do E.M.


1. Leia atentamente em seu livro texto o conteúdo sobre parasitoses/intoxicações causadas por organismos em seres humanos. Grife pontos importantes.


* Página 356 a 360
* Páginas 378 a 379
* Páginas 398 a 405
* Páginas 480 a 485
* Páginas 487 a491

2. Estude a parte de doenças vistas nas aulas abaixo- copie e cole no seu navegador. (se possível, NÃO IMPRIMA! Preserve o meio ambiente).




http://www.4shared.com/file/42157466/647453a5/protistas_completo.html

3. Realize os exercícios do livro texto;

* Passo a passo- Pág 363 e 364 Ex. 07,08,10
* Objetivas -Pág 365e 366 Ex. 06,0708,09,10,11,12,13,15
* Discursivas- Pág 367 Ex. 01,04,05,06

* Passo a passo- Pág 384 Ex.09
* Objetivas -Pág 385 a 387 Ex.04,09,10,11,14,15
* Discursivas- Pág 387 Ex.01,02

* Passo a passo- Pág 415 e 416 Ex.08,09,10
* Objetivas -Pág 417 e 418 Ex.03,0405,06,07,09,10
* Discursivas- Pág 419 Ex. 02,03,04

* Passo a passo- Pág 493 e 494 Ex. 08, 09,10,11,12,13,14
* Objetivas -Pág 494 a 497 Ex. 03,04,05,06,10, 11,13,14,15
* Discursivas- Pág 497 Ex. 01,02,03,04.

4. Realize os exercícios vistos nos link's abaixo (faça somente os exercícios que dizem respeito a doenças e parasitoses).



http://biosigma.blogspot.com/2008/10/questes-discursivas-para-o-2-ano-do-em.html



5. Leia atentamente em seu livro texto o conteúdo sobre botânica. Grife pontos importantes.

* Pág 791 a 808
* Pág 819 a 837
* Pág847 a 860

6. Estude a parte botânica vistas nas aulas abaixo - copie e cole no seu navegador. (se possível, NÃO IMPRIMA! Preserve o meio ambiente).




7. Realize os exercícios do livro texto;

* Passo a passo- Pág 810 a 811 Ex. 15,16,17,18,20,22
* Objetivas -Pág 812 a 815 Ex. 05,07,08,09,14,17
* Discursivas- Pág 815 a816 Ex. 03,04

* Passo a passo- Pág 838 a 841 Ex. 02,04,08,09,10,12,14,16,20,21,23,25,26
* Objetivas -Pág 842 a 844 Ex. 04, 15,16,18,19,20
* Discursivas- Pág 845 Ex. 03,04

* Passo a passo- Pág 861 a 864 Ex. 01 a 07. 18 a 22 e 25
* Objetivas -Pág Ex. 01 e 02. 04 a 06. 12 a 14
* Discursivas- Pág 867 Ex. 01,02,04,06


8. Leia atentamente em seu livro texto o conteúdo sobre parasitoses/intoxicações causadas por organismos em seres humanos. Grife pontos importantes.

* Páginas 523 a 540
* Páginas 561 a 592

9. Estude a parte de zoologia vistas nas aulas abaixo - copie e cole no seu navegador. (se possível, NÃO IMPRIMA! Preserve o meio ambiente).

http://biosigma.blogspot.com/2008/08/zoologia-comparada-02-aulas-para-o-2.html
http://biosigma.blogspot.com/2008/11/mamferos-aula-para-o-2-ano-do-em.html
http://biosigma.blogspot.com/2008/10/classe-aves-aula-para-o-2-ano-do-em.html
http://biosigma.blogspot.com/2008/10/rpteis-aula-para-o-2-ano-do-em.html
http://biosigma.blogspot.com/2008/10/os-anfbios-so-animais-que-se.html
http://biosigma.blogspot.com/2008/10/agnatos-e-superclasse-peixes-aula-para.html

10. Realize os exercícios do livro texto;

* Passo a passo- Pág Ex. 02,0304,05,06,07,10,12,14
* Objetivas -Pág 542 545 Ex. 01, 06,07,08,11,12,13
* Discursivas- Pág 545 Ex. 01,02

* Passo a passo- Pág 597 a 600 Ex. 01,02,03,06,11,12,13,14,17,21,27,28,30,31,34
* Objetivas -Pág 601 a 605 Ex. 04,07,10,11,13,15,16,17,20,21,25,26,26,
* Discursivas- Pág 605 Ex. 02,03 e 04

11- Confira os gabaritos dos exercícios do livro nos links abaixo;




sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Provável Gabarito da Prova Discursiva do 4º período de 2009- 2º ano do E.M.



Questão 01-
a) Bivitelinos
b) Mórula- Conjunto maciço de células. Blástula- cojunto de células que formam um pré-folheto germinativo (blastoderme) com uma cavidade ao centro (blastocele).
Questão 02-
a) Sistema ou cavidade digestória
b) Formará a mesoderma e a endoderma
Questão 03- Reações corticais caracterizadas por:
Junção da zona pelúcida e membrana formando uma camada impenetrável por outro espermatozóide.
Mudança da polaridade de membrana associada a descarga iônica que inativa espermatozóides por choque elétrico.
Questão 04-
a) Triblástico
Acelomado
b) Pseudocelomado
Primeiros a apresentar órgão excretório (tubo H)

c) Metameria ou segmentação do corpo.
Questão 05-
a) Cinco
b) Quatro
c) A gaivota
Questão 06
a) Amebócitos
b) Gemulação
c) Gerar diversidade genética.
Questão 07-
a) Filo: Cnidários ou celenterados. Classe: Antozoa ou antozoários.
b) Simetria radial e desenvolvimento indireto.
c) Presença de cavidade digestória, presença de tecidos, presença de sistema nervoso difuso não ganglionar, capacidade de locomoção associado a estratégias de defesa e ataque.
Questão 08-
a) Acelomados
b) Difuso ganglionar e cefalização.
c) Maior capacidade a potenciais trocas materiais com o meio incluindo a excreção de amônia e a respiração cutânea.
Questão 09-
A) Platelmintos
B) Triblásticos com melhor desenvolvimento do sistema muscular e nervoso. Sistema digestório ramificado. Presença de células flama para a excreção de amônia.
C) No período embrionário triblástico:
Pseudoceloma só recobre a mesoderma internamente.
Celoma- Recobre internamente a mesoderma e externamente a endoderma.
Questão 10-
a) Nematelmintos e platelmintos (respectivamente)
b) Pseudocelomado, sistema digestório completa, presença de órgãos de excreção.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Provável Gabarito da Prova Discursiva do 4º período de 2009- 1º ano do E.M.



Questão 01-
a) 1:Pantanal 4: Mata Atlântica
2:Pampas 5: Cerrado
3:Caatinga 6: Amazônia
a) DF, GO, SP, MG, BA, TO

Questão 02- Climograma 02. Estiagem de maio a setembro. Chuvas de novembro a fevereiro. Temperaturas entre 20 a 30 graus celsus.

Questão 03-
a) I- Cerradão
II- Mata ciliar

b) Florestais. Altura média das árvores superior a 8 metros. Densidade e predominância do extrato arbóreo.
c) I- Região plana sobre um platô calcário não necessariamente ligado a um leito de rio.
II- Formação florestal ao longo de rios com grande volume e largos leitos.
Questão 04-
a)
I- Vereda
II- Campo limpo

b) I- Solo encharcado, lençóis freáticos rasos, predomínio de herbáceas com inserção de buritizeiros.
II- Predomínio de herbáceas. Praticamente não há arbóreos e arbustivos.

Questão 05
1. Raízes profundas
2. Folhas coriáceas
3. Folhas pilosas
4. Caule retorcido
5. Casca grossa
6. Sob efeito do escleromorfismo oligotrófico


Questão 06-
1. Lobo guará
2. Tamanduá bandeira
3. Tamanduá mirim
4. Veado campeiro
5. Capivara
6. Tatu canastra
7. Onça
8. Jaguatirica
9. Etc.


Questão 07-
a) 1. Rápida rebrota (cerragem para o gado)
2. Crescimento vigoroso da vegetação
3. Acelera os ciclos biogeoquímicos da matéria
4. Ativa determinada sementes para a germinação.

b) 1.Diminui a biodiversidade
2. Grandes danos ao solo quando os incêndios são freqüentes.


Questão 08-
1. Rico em ferro
2. Rico em alumínio
3. Argiloso, não pedregoso
4. Profundo
5. Pobre em nutrientes.

Questão 09-
1. Solos planos
2. Solos não pedregosos
3. Infra estrutura em grandes cidades próximas
4. Oferta hídrica
5. Oferta de calcário


Questão 10-
1-5: Listar qualquer relação ecológica
 Caracterizar um exemplo de relação especificando se é intra ou inter específica; harmônica ou desarmônica.

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

O cerrado em perigo: vídeo para o 1º ano do E.M.

Na última aula realizamos um trabalho com o vídeo abaixo. Reveja-o para realizar com maior precisão o estudo dirigido proposto.

Bons estudos

Prof. Augusto César

domingo, 20 de setembro de 2009

A explosão do Cambriano: Diversidade animal - Video e estudo dirigido para o 2º ano do E.M.

Como ocorreu a grande divesidade animal em nosso planeta? Este vídeo inspira a resposta. Faça o estudo dirigido ao final para fixar os conceitos.




A explosão do cambriano


Estudos dirigidos dos Vídeos: A Explosão do Cambriano.
1. Por que as esponjas configuram a primeira idéia de ser pluricelular?
2. Quais são as 3 inovações evolutivas dos cnidários em relação aos poríferos?
3. O cambriano foi um momento da Terra em que a diversidade da vida aumentou consideravelmente. Que fatores levaram a "explosão" de surgimento de novas espécies nesta época?
4. A 500 milhões de anos atrás (era cambriana), não havia vertebrados complexos como mamíferos. Que estruturas vistas nos seres do cambriano já poderiam servir de base a arquitetura dos vertebrados atuais?
5. Qual é a importância fundamental do período cambriano sobre a influência da formação da vida animal na atualidade?

sábado, 12 de setembro de 2009

Zoologia Comparada 03: aulas para o 2º ano do E.M.



Nem peixe, nem verme, apesar de sua aparência lembrar um ou outro, dependendo de como se olha. O anfioxo é um animal marinho com menos de 5 centímetros, mas de importância inversamente proporcional ao tamanho.
Pertencente a um grupo de cordados primitivos, trata-se de um organismo que tem interessado aos cientistas há mais de um século, por estar no meio da transição evolutiva entre invertebrados e vertebrados.
O seqüenciamento do genoma do anfioxo acaba de ser anunciado e, não por coincidência, ganhou a capa da nova edição da revista Nature. O estudo, a partir da espécie Branchiostoma floridae, foi feito por um extenso grupo de pesquisadores dos Estados Unidos, Europa e Japão.
No artigo agora publicado, os cientistas descrevem a estrutura e conteúdo do genoma do organismo e mostram reorganizações que ocorreram na linhagem dos vertebrados desde que viveu o último antepassado comum entre o anfioxo e os vertebrados, há cerca de 550 milhões de anos.
Os pesquisadores também identificaram seqüências semelhantes que foram conservadas nos genomas do anfioxo atual e de vertebrados, apesar da longa evolução independente.
“O genoma de qualquer espécie, embora informativo, é muito mais que um simples registro. Dois genomas são mais interessantes, porque se pode fazer comparações entre eles. Mas quando temos três ou mais, a história muda por completo, pois podemos delinear hipóteses bem precisas do curso da evolução genômica e fazer perguntas importantes sobre a origem das novidades morfológicas”, destacou a Nature em comentário na mesma edição a respeito da importância do novo seqüenciamento e das possibilidades de comparação com o de genomas de vertebrados, entre os quais o homem.
Para realizar o dowload visto em aula;
1) Clique no link abaixo





2) Siga as instruções vista no tutorial visto no link abaixo;

http://biosigma.blogspot.com/2008/06/tutorial-para-realizar-download-no.html

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Zoologia Comparada 02: aulas para o 2º ano do E.M.


Os invertebrados formam um grupo extremamente grande e diversificado. De todas as espécies de animais descritas até hoje, aproximadamente 96% são invertebrados, ou seja, são animais que não possuem coluna vertebral. Estes animais podem viver no mar, em rios e lagos, em hábitats terrestres e até mesmo em simbiose com outros organismos. Carrapatos e piolhos são exemplos de invertebrados que vivem em simbiose com seus hospedeiros vertebrados, dos quais obtém seu alimento.Além de viver em todos os ambientes que existem no Planeta Terra, os invertebrados apresentam as mais variadas formas corporais e estilos de vida: alguns podem se parecer com um tubo e adotarem uma forma de vida séssil quando adultos, como as esponjas marinhas que vivem fixadas ao substrato (como uma rocha, por exemplo); outros podem começar a vida como uma lagarta, passar por um processo de metamorfose, adquirir asas e voar como as borboletas!

Para realizar o dowload visto em aula;


1) Clique no link abaixo





2) Siga as instruções vista no tutorial visto no link abaixo;

http://biosigma.blogspot.com/2008/06/tutorial-para-realizar-download-no.html

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Zoologia Comparada 01: aulas para o 2º ano do E.M.



Para falar do surgimento dos animais temos que lembrar a escala geológica da terra. Os paleontólogos (que estudam os animais e vegetais fósseis) remontam a vida no planeta ao período chamado pré-Cambriano, a época das primeiras coisas viventes, 3,6 bilhões de anos atrás.
Na era Paleozóica (mais ou menos entre 500 e 300 milhões de anos atrás) em seu primeiro período, o Cambriano, surgiram a vida marinha e os primeiros vertebrados. Em seguida, no período Ordoviciano, surgiram os primeiros corais catalogados e outros seres da vida marinha (chamados de briozoários). No Siluriano, surgiram as primeiras plantas e os animais invertebrados. No Devoriano, os primeiros anfíbios, insetos e peixes. No Carbonífero, os primeiros répteis. No Permiano, houve a extinção de muitos animais.
Atribui-se à era Mesozóica (perto de 250 a 65 milhões de anos atrás), período Triássico, o aparecimento dos primeiros dinossauros e mamíferos; ao Jurássico, dos primeiros pássaros e mais e mais dinossauros; porém no período Cretáceo, dinossauros e outros organismos foram extintos. Dinossauros representavam menos de 10% dos mais de 40 grupos de répteis da Era Mesozóica.
Vêm da Era Cenozóica (de 65 milhões de anos atrás até nossos tempos), período Paleogeno, o surgimento dos tipos modernos de plantas floríferas e a expansão e diversificação de mamíferos. No período Neogeno, o homem moderno se espalhou por todo o planeta, mas muitos mamíferos desapareceram.
Para realizar o dowload visto em aula;
1) Clique no link abaixo

http://www.4shared.com/file/138486560/a0e5ceb1/zoo_completo_em_1.html





2) Siga as instruções vista no tutorial visto no link abaixo;

http://biosigma.blogspot.com/2008/06/tutorial-para-realizar-download-no.html

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Roteiro para os Estudos Finais do 2º ano do E.M. - prova discursiva do 3º período de 2009




1. Leia o capítulo 35, 36 e as páginas 869 a 874; e anotações em seu caderno.
2. Fixe as informações estudando as aulas vistas nos link's abaixo;

Aula de Anatomia Vegetal





3. Faça os exercícios passo a passo e dissertativas do capítulo 35 e 36.


4. Realize os exercícios de 11 a 20 do estudo dirigido visto no link abaixo;




5. Leia o capítulo 11 e revise suas anotações no caderno


6. Fixe o conteúdo com as aulas e vídeos vistos no link abaixo abaixo (a aula esta descrita ao 1º ano mas pode ser muito útil ao 2º ano do E.M);






Realize o estudo dirigido abaixo;


Questão 01- O que são gêmeos univitelinos e bivetelinos? Diferencio-os em relação ao padrão genético entre os embriões e futuros seres humanos completos, padrão de cordão umbilical, compartilhamento de placenta e desenvolvimento embrionário.

Questão 02- Quantos óvulos e espermatozóides estão envolvidos na formação de gêmeos univitelinos e 2 gêmeos bivitelinos? Qual é a razão para gêmeos bivitelinos serem chamados de falsos?

Questão 03- Cite e descreva o máximo possível de métodos anticoncepcionais;
a) Físicos de barreira
b) Físicos mecânicos
c) Químicos hormonais
d) Naturais ou comportamentais

Questão 04- Como ocorre a vasectomia e a laqueadura tubário ou cotomização tubária? Por que são chamados de métodos anticoncepcionais definitivos?

Questão 05- Uma mulher teve o primeiro dia da menstruação nas seguintes datas;
* 5-06-2007
* 3-07-2007
* 2-08-2007
* 1-09-2007
Pergunta-se
a) Quando provavelmente esta mulher menstruara em outubro?
b) Qual é o seu provavel dia de ovulação em julho e agosto?
c) Qual é o período fértil em junho e setembro?
d) Querendo iniciar um tratamento de anticoncepção com pílulas hormonais combinadas em outubro, em que dia, provavelmente, iniciará o tratamento? Quando irá parar de tomar a pílula no tramento iniciado como visto no item anterior? Quando começara a tomar a pílula novamente se o tratamento continuar?

Questão 06- Em uma mulher de ciclo regular de 30 dias, o primeiro dia da menstruação ocorreu em 5 de agosto. Quando será sua próxima menstruação (primeiro dia) no mês de setembro? Quando será o provável dia de ovulação e período fértil em agosto? Por que razão deve se considerar o período fértil como um prazo de segurança a fertilidade e não um período absoluto de existência de óvulo a ser fecundado?

Questão 07- Por que razão os métodos anticoncepcionais naturais ou comportamentais não são seguros para o planejamento familiar de anticoncepção?

Questão 08- Qual é a razão do preservativo de borracha (camisinha) ser o único método que previne (profilaxia) às DST's?

Questão 09- Qual é a diferença entre as pílulas do dia seguinte e as pílulas hormonais femininas anticoncepcionais?

Questão 10- Descreva os principais sintomas, agente causador (vírus, bactéria, protozoários ou fungos), profilaxia e tratamento das principais DST's que aflingem a espécie humana. (ver tabela no Blog).

Questão 11- Por que o vírus da AIDS (HIV) causa a imunodeficiência, levando a doenças oportunistas nos pacientes aflingidos por esta doença?

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Roteiro para os Estudos Finais do 1º ano do E.M. - prova discursiva do 3º período de 2009





1. Leia o capítulo 06 e recorde os conceitos sobre cromatina e cromossomos vistos no capítulo 05.


2. Leia suas anotações em seu caderno sobre os assuntos correlatos.


3. Fixe os conteúdos a partir da aula e vídeo vistos nos link's abaixo;







4. Faça os exercícios passo a passo e dissertativas do capítulo 06.


5. Realize os exercícios de 15 a 22 do estudo dirigido visto no link abaixo;




6. Leia o capítulo 47 até a página 1083


7. Fixe o conteúdo estudando a aula vista no link abaixo;




8. Realize os exercícios passo a passo de 01 a 08


9. Realize os exercícios de 01 a 09 do estudo dirigido vista no link abaixo