Gabarito comentado do Capítulo 01
O homem modifica a Terra. A Terra modifica o homem
¢ 1. Efeito estufa é o aquecimento do planeta Terra devido à retenção, pelos chamados “gases de estufa”, do calor gerado pelo sol que atinge o planeta. O principal gás envolvido com esse efeito, atualmente, é o gás carbônico produzido pela queima de combustíveis fósseis e pela queima de florestas.
¢ 2. Sim, existe a correlação. Por exemplo, cada vez que ocorre um aumento na concentração de gás carbônico na atmosfera terrestre, ele é acompanhado por um aumento da temperatura. Qualquer período do gráfico que contenha o aumento da concentração do gás carbônico - por exemplo, o período compreendido entre 150.000 e 100.000 anos pode ser utilizado para justificar a resposta.
¢ 3. b (Processo decorre em projetos de energia alternativa, aumento da eficiência fabril e diminuição da degradação ambiental)
¢ 4. b (Combustíveis derivados de plantas que fixam o carbono em cada colheita)
¢ 5. d (o III está errado pois a composição da Terra é distinta da composição da vida)_
¢ 6. átomo, molécula, organóide, célula, tecido, órgão, sistema, organismo, população, comunidade, ecossistema e biosfera.
¢ 7. d Molécula- conjunto de átomos em estrutura estável
órgão – conjunto de tecidos que formam uma estrutura com forma e função definida dentro de um organismo complexo (plantas ou animais)
¢ 8. d Idem argmento da 07
¢ 9. Para a caracterização desses níveis de organização, utiliza-se o conceito de espécie que, por sinal, não faz parte dos níveis de organizaçãoo biológicos, sendo, apenas, um conceito auxiliar.
¢ 10.
a. Produtores;
b. consumidores;
c. decompositores;
d. níveis tróficos.
¢ 11. Bioma é o conceito relacionado a uma determinada formação o ecológica caracterizada, principalmente, pelo tipo de vegetação que possui e pelo clima predominante na área de sua ocorrência, o que inclui a temperatura e o regime de chuva. Cada bioma pode ser considerado um conjunto de ecossistemas relacionados.
¢ 12. e – anatomia – estudo de estrutura de órgãos e sistemas
Ecologia- interação dos seres vivos e destes com o meio abiótico
Citologia ou biologia celular
Embriologia- estudo da fecundação (zigoto) a morte do ser
¢ 13. c (Na sequência, corresponde as etapas do método científico, mesmo que fora da ordem formal, desempenhadas por Fleming na “acidental” descoberta das substâncias antibióticas).
¢ 14. c (Aplicação do método científico em sequência correta, frisando: observação, hipótese, experimentação e tese)
¢ 15. d (A observação pode não ser sistemática sobre um fenômeno da natureza. A aplicação do método científica esta no rigor e processo a descoberta de causas e conseqüências do fenômeno na natureza associado a aplicações cotidianas ao ambiente humano).
Capítulo 02
¢ 1. F – Há diversos elementos que participam na formação dos seres vivos, em especial, temos: CHONPS
¢ 2. F – Elementos mais frequentes na composição dos seres vivos.
¢ 3. V
¢ 4. F- Na Terra, o elemento em maior quantidade é o oxigênio, não o hidrogênio.
¢ 5. F – A composição, tanto da Terra quanto do seres vivos, é bem mais complexa do que descrita no item.
¢ 6. V
¢ 7. b- Os itens A, C, D e E elencam substâncias orgâncias. Somente no item B encontramos entidades minerais que podem ser encontrados carregados com carta e estão dissolvidos em meio aquoso.
¢ 8. Água e sais minerais.
¢ 9. Carboidratos, lipídios, proteínas, aminoácidos, Ácidos nucléicos e vitaminas.
¢ 10. e – Há 4 formas de lipídeos- óleos, gorduras, ceras e esteróides. Todas formas hidrofóbicas (insolúveis em água) formada por estruturas com grande número de carbono.
¢ 11. a- Proteínas são polímeros de aminoácidos pré determinados pela sequência genética.
¢ 12. g- A água é a substância mais abundante nos seres vivos sendo o solvente universal, termorregulador e reagente em algumas importantes reações.
¢ 13. b- Os monômeros denominados aminoácidos possuem os grupos amina e carboxila como principais fatores de instabilidade da molécula e região de ligação com outros monômeros semelhantes para constituir peptídeos e proteínas.
¢ 14. c – Ácidos nucléicos são polímeros de nucleotídeos que guarnecem a informação genética de um ser vivo.
¢ 15. f – Os sais minerais são constituintes inorgânicos encontrada de forma imobilizada e mobilizada.
¢ 16. d – Carboidratos são substâncias orgânicas poliálcool que se enquadram como açúcares (carboidratos simples e dissacarídeos) e polissacarídeos de reserva (amido e glicogênio) e estruturais (celulose).
¢ 17. c- Carboidratos são mais quantitativos em vegetais em virtude de todas as células destes serem revestidas de celulose.
¢ 18. Água é um solvente praticamente universal, meio em que ocorrem inúmeras reações químicas metabólicas e facilitador do transporte de inúmeras substâncias nela dissolvidas. De modo geral, portanto, a existência de água em um planeta e um indicador da possível ocorrência de vida, no passado ou no presente.
¢ 19- A propriedade é a coesão existente entre as moléculas de água. A coesão é importante na manutenção de colunas contínuas de água, favorecendo, por exemplo, o transporte de substâncias nos vasos condutores de uma planta.
¢ 20. Ao evaporar, a água do suor consome o calor gerado pelo trabalho muscular do atleta, o que contribui para a manutenção da temperatura corporal.
¢ 21. e- O iodo ativa os hormônios produzidos pela tireóide e que são essenciais para o controle do nível metabólico em todo o organismo.
¢22. c – O ferro está no centro desta proteína tetramérica (hemoglobina) e com essencial papel para a interação desta última com o oxigênio e gás carbônico nos processos de dissolução e transporte destes gases.
¢23. a, f – Ions essenciais no trabalho muscular
¢24. b, f- Ions envolvidos na bomba de sódio e potássio responsável por mudanças na natureza da membrana dos neurônios e que permitem a transmissão do impulso nervoso.
¢25. d – O magnésio ocupa o centro desta proteína responsável pela primeira fase da fotossíntese.
¢ 26. b – São a fonte primária de energia em quase todos os seres vivos.
¢ 27. c – Monossacarídeo é o monômero do carboidrato, logo, moléculas formadas, no exemplo, por 6 carbonos.
¢ 28. d- Amido- polissacarídeo de reserva vegetal. Glicogênio- polissacarídeo de reserva animal e celulose- polissacarídeo estrutural formador da parede celular.
¢ 29. V
¢ 30. V
¢ 31. F – O que une as 3 moléculas de ácido graxo é o glicerol, não a glicose.
¢ 32. F- O HDL é o bom colesterol enquanto o LDL é o mal colesterol.
¢ 33. F- Sob a pele, ou seja, um tecido subcultâneo de tecido adiposo.
¢ 34. Carboidratos, entre 50 e 60%; gorduras, cerca de 30%; proteínas, entre 12 e 15%.
¢ 35. Essa pessoa provavelmente ficar· obesa, correndo sérios riscos de apresentar problemas circulatórios, principalmente os relacionados ao sistema cardiovascular.
¢ 36. c- Um exemplo são os carotenóides (pigmentos vermelhos e laranjas) consumidos em legumes e frutas. Estas substâncias são digeridas e transformadas em vitamina A.
¢ 37. Lipossolúveis: podem ser citadas A, D, E e K. Hidrossolúveis: podem ser citadas a vitamina C e as do complexo B.
¢ 38. F – São ricos em vitaminas do complexo B e vitamina C
¢ 39. V
¢ 40. V
¢ 41. F – Trata-se de uma deficiência da vitamina B1 (tiamina)
¢ 42. V
¢ 43. F – Raquitismo é uma deficiência de vitamina D (calciferol).
¢ 44. d – Já que a principal fonte de vitaminas são as frutas, legumes e verduras.
¢ 45. c – Importante como fator de regulação de excreção e retenção de substâncias nocivas no trato intestinal.
1 comentários:
Professor Augusto Cézar, cadê o gabarito das paginas 63 e 68?
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